Em uma noite de céu estrelado e lua cheia um professor de matemática foi trabalhar. Reuniu seu material de trabalho, seus planejamentos e listas de exercícios. Antes, pesquisou e estudou e na aula apresentou alguns materiais concretos para com a turma estudar o círculo, a circunferência, seus elementos e propriedades.
Todo empolgado ele entrou na sala e começou a expor a matéria e explicar a atividade: a relação entre a circunferência e o diâmetro. Quando bruscamente uma aluna o interrompeu e o indagou:
Aluna: "Mas professor, que besteira. Para que estudar isto? Cincunferência, círculo?? Isto não serve de nada"
Professor: ""Como assim? Você consegue visualizar um mundo sem esta incrível forma geometrica? Olha a roda, por exemplo, que é utilizada nos transportes dos mais variados meios de locomoção. Perceba o quanto as sociedades evoluiram e como facilitou a vida em diversas situações. Procure imaginar como o mundo era antes e depois da roda. E hoje, além das rodas e suas variações, temos as engrenagens e as polias como outra aplicação e um grande avanço na sociedade. É só pensar um pouco e refletir todo conhecimento tem uma história, um porque e um para que. é só abrir a mente e ser curioso as novas decorbertas"
De fato o círculo é uma forma incrível. Fascinados e maravilhados pelo mundo que nos cerca muitos matemáticos se dedicaram ao estudo dessa forma. Arquimerdes é um grande exemplo. Mas, retomando a história da roda a apresento para vocês.

Segundo algumas hipóteses, a roda foi inventada na Ásia, há
6000 anos, na Mesopotânia talvez.
Foi uma invenção de importância extraordinária,
não só porque promoveu uma revolução no campo
dos transportes e da comunicação, mas também porque a
roda, com diferentes modificações, passou a fazer parte de numerosos
mecanismos e contribuiu para um incrível impulso ao progresso humano
Quer saber um pouco mais sobre a história da roda?
>>>>CLIQUE E CONTINUE LENDO