sábado, 27 de abril de 2013

A história da RODA

Em uma noite de céu estrelado e lua cheia um professor de matemática foi trabalhar. Reuniu seu material de trabalho, seus planejamentos e listas de exercícios. Antes, pesquisou e estudou e na aula apresentou alguns materiais concretos para com a turma estudar o círculo, a circunferência, seus elementos e propriedades.
Todo empolgado ele entrou na sala e começou a expor a matéria e explicar a atividade: a relação entre a circunferência e o diâmetro. Quando bruscamente uma aluna o interrompeu e o indagou: 

Aluna: "Mas professor, que besteira. Para que estudar isto? Cincunferência, círculo?? Isto não serve de nada"

Professor: ""Como assim? Você consegue visualizar um mundo sem esta incrível forma geometrica? Olha a roda, por exemplo, que é utilizada nos transportes dos mais variados meios de locomoção. Perceba o quanto as sociedades evoluiram e como facilitou a vida em diversas situações. Procure imaginar como o mundo era antes e depois da roda. E hoje, além das rodas e suas variações, temos as engrenagens e as polias como outra aplicação e um grande avanço na sociedade. É só pensar um pouco e refletir todo conhecimento tem uma história, um porque e um para que. é só abrir a mente e ser curioso as novas decorbertas"

De fato o círculo é uma forma incrível. Fascinados e maravilhados pelo mundo que nos cerca muitos matemáticos se dedicaram ao estudo dessa forma. Arquimerdes é um grande exemplo. Mas, retomando a história da roda a apresento para vocês.


Segundo algumas hipóteses, a roda foi inventada na Ásia, há 6000 anos, na Mesopotânia talvez.

Foi uma invenção de importância extraordinária, não só porque promoveu uma revolução no campo dos transportes e da comunicação, mas também porque a roda, com diferentes modificações, passou a fazer parte de numerosos mecanismos e contribuiu para um incrível impulso ao progresso humano


Quer saber um pouco mais sobre a história da roda?
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No início a roda era feita de uma peça de madeira inteiriça, compacta e pesada. Para que ela se tronasse veloz e de mais fácil manejo, fizeram-se inúmeras aberturas, originando-se, pouco a pouco, a roda com raios.** As rodas com raios apareceram na Mesopotânea e na Pérsia, no ano 2000 antes de Cristo.

** Raio = (Geom.) A mais curta distância do centro a cada um dos pontos da circunferência ou superfície de uma esfera. Meio diâmetro de uma circunferência

Com seu movimento giratório, a roda tornou-se logo parte integrante das máquinas que auxiliam o homem a levantar pesos. O guindaste, por exemplo.

No guindaste a roda mudou de aspecto, transformando-se em uma roldana, ou seja, em uma roda estriada de modo que uma corda pudesse correr dentro dela, dando origem à polia.

Muito mais recentemente é a roda de água ou hidráulica, conhecida entre os gregos e os romanos, usada ainda hoje no campo. Era provida de caixinhas ou de pequenas pás e servia para transportar a água até os canais de irrigação. No século I d.C., a roda hidráulica passou a fazer parte de uma invenção revolucionária: o moinho hidráulico.

A roda teve também grande importância no desenvolvimento de uma arte antiquíssima: a arte de fiar e de tecer. Os primeiros homens obtiveram o fio das fibras vegetais do linho e do algodão, enrolando-as e esticando-as com as mãos. Somente muito mais tarde chegou-se ao fuso e à roca. O fuso e a roca foram usados durante toda a Antigüidade Clássica, até que na Idade Média o fuso foi adaptado à roda giratória. Nasceu, assim, o molinete.

Mais depressa, mais devagar, milhões de rodas, pequenas ou grandes, funcionam em todo o mundo, transformando a vida em movimento. Podemos locomover e transportar os produtos, trabalhar e daí muito se aproveitar e fazer o mundo girar, evoluir. Em outras palavras: quantas rodas um país se densenvolvendo e crescendo faz girar e com qual rapidez?

A diferença que a roda, considerado como sendo o maior invento fundamental da história, trouxe para o destino humano é incalculável. Um pouco de matemática ajudará a explicar tal façanha.

 Um homem adulto e treinado percorre num dia de caminhada, cerca de 30 quilômetros, e a carga máxima que consegue carregar é cerca de 40 quilos, além do seu próprio peso. Com a domesticação de animais, por volta de 5.000 a.C., a capacidade de carga no lombo de bestas aumentou para 100 quilos. A tração animal aumentou ainda mais a capacidade de carga para 1.200 quilos puxados por uma carreira de bois. Acredita-se que os egípcios usaram de artifícios como grandes roletes de madeira para transportar por quilômetros, os enormes blocos de granito e de pedra para a construção das pirâmides, inventando também o que se chama hoje de rota de transportes, ou simplesmente estradas.

Na verdade, a invenção da roda é motivo de discussão entre os grandes historiadores de todos os tempos. Alguns sustentam que essa peça de tamanha simplicidade, foi a maior criação do homem estudando o movimento do astro Sol, como se ele rodasse ao redor da Terra. Por terem sido fabricadas em madeira, as primeiras rodas já foram certamente destruídas pela ação do tempo.

Sem a roda, o homem não iria muito longe. As quatro principais fontes de energia que o homem utiliza para sua existência são fundamentadas na roda: a água, a energia elétrica, o animal e o vento. O simples carrinho de mão inventado pelos chineses, cerca de 200 a.C., conduz sete vezes mais carga e passageiros do que o ombro humano. A bicicleta criada na França em 1645, permitia velocidades até três vezes maiores do que a de um homem caminhando pausadamente.

 Além de revolucionar os meios de transportes, a roda possibilitou outro grande salto para a tecnologia – o movimento controlado por rotação.

Aproveitando a descoberta de que uma roda de maior diâmetro leva mais tempo para dar uma volta completa do que uma roda pequena, o homem também descobriu a teoria da velocidade centrípeta.

Inventaram-se os relógios com rodas dentadas que até hoje encantam as mais belas catedrais do mundo todo; as máquinas a vapor; a locomotiva e o automóvel.

Enfim, rodas e revoluções andam juntas há muito tempo.
Não é atoa conhecer e aplicar esse conhecimento.

Quer conhcer mais da história da roda? Entre na fonte bibliografica
Portal São Francisco

Um comentário:

  1. SE VC TIVER MAIS INFORMAÇOES SOBRE O ASSUNTO POST
    E FOTOS PF.

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