segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Google faz homenagem a George Boole


O Google faz uma homenagem ao matemático George Boole que desenvolveu vários estudos que estão na base da computação moderna.



O doodle animado representa as portas lógicas que são utilizadas na computação e que são derivadas das funções booleanas. Várias letras vão se ativando em momentos diferentes. Por exemplo quando o “x” e o “y” estão ambos ativados, o primeiro “g” e o segundo “o” acendem-se. A porta “XOR” ativa o primeIro “o” e é uma porta exclusiva, o que significa que só é ativada quando apenas e só o “x” ou o “y” são verdadeiros. Esta é uma das lógicas embutidas na maioria dos dispositivos digitais atualmente.

Mas quem foi 
George Boole
O que ele fez?

Considerado o pai da era da informação Boole foi um matemático e filósofo britânico, criador da álgebra booleana, fundamental para o desenvolvimento da computação moderna. Ele nasceu em 2 de novembro de 1815 no Reino Unido e morreu em 8 de dezembro de 1864.
Autodidata, fundou aos 20 anos de idade a sua própria escola e dedicou-se ao estudo da Matemática. Em 1840 publicou o seu primeiro trabalho original e em 1844 foi condecorado com a medalha de ouro da Royal Society pelo seu trabalho sobre cálculo de operadores.

Na Álgebra de Boole existem apenas três operadores E, OU e NÃO (AND, OR, NOT). Estas três funções são as únicas operações necessárias para efetuar comparações ou as quatro operações aritméticas base.

Quer saber um pouco mais
>>>> CLIQUE AI E CONTINUE LENDO



Em 1937, cerca de 75 anos após a morte de Boole, Claude Shannon, então estudante no MIT - Boston, USA - estabeleceu a relação entre a Álgebra de Boole e os circuitos eletrônicos transferindo os dois estados lógicos (SIM e NÃO) para diferentes diferenças de potencial no circuito.
Atualmente todos os computadores usam a Álgebra de Boole materializada em microchips que contêm milhares de interruptores miniaturizados combinados em portas (gates) lógicos que produzem os resultados das operações utilizando uma linguagem binária.
 
George Boole ficou conhecido pelo papel que a sua pesquisa desempenhou na revolução digital do século XX. O trabalho de Boole utiliza um sistema de lógica elaborado que permitia condensar alguns pensamentos mais complexos em equações simples. A lógica ou álgebra booleana  baseia-se numa teoria matemática que influenciou os sistemas binários utilizados nos circuitos elétricos e nos computadores. George Boole ficou conhecido como o pai da era da informação, devido aos seus contributos para a ciência da computação.

Fontes: OBSERVADORBRASIL ESCOLA

Um comentário: