sexta-feira, 17 de junho de 2016

Um sonho: Ser engenheiro, mas engenheiro de que?

Um sonho: 
Ser engenheiro, mas engenheiro de que?

Pesquisando sobre o conceito de Engenharia achei no site Guia da Carreira que engenharia é a capacidade de aplicar os conhecimentos científicos de forma prática a fim de produzir novas utilidades. Para obter tais resultados, o engenheiro estuda o problema, planeja uma solução, verifica a viabilidade econômica e técnica e por fim coordena o desenvolvimento ou produção.

A Engenharia tem uma forte relação com as Ciências Exatas. No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, nem toda Engenharia está relacionada apenas com matemática e objetos concretos. Hoje em dia temos a Engenharia Genética, por exemplo, que está relacionada à Biologia.

Atualmente existem inúmeros cursos de Engenharia diferentes. como exemplos o site apresnta:

http://www.guiadacarreira.com.br/guia-das-profissoes/engenharia/

 Pesquisando o site da UnB existem cursos de engenharia, como os de:
Você quer ser engenheiro, mas quer saber mais sobre os cursos de engenharia. clique links. Na serie Ctrl C + Ctrl V serão apresentadas (futuramente) algo mais sobre alguns desses cursos de engenharia. É só esperar.

Ctrl C + Ctrl V: Cursos e Profissões > Arquitetura e Urbanismo

Ctrl C + Ctrl V: 
Cursos e Profissões > Arquitetura e Urbanismo


O que será que estuda-se no curso de arquitetura? Na serie de postagens Ctrl C + Ctrl V: Cursos e Profissões serão apresentados a grade curricular de alguns cursos. Existe uma infinidade de fontes de consultas para os cursos de graduação, mas como resido em Luziânia, Goiás e entorno do DF, temos como referencias dois polos principais de ensino superior: a UnB (Universidade de Brasília) e a UFG (Universidade Federal do Goiás) que serão utilizados como fonte de pesquisa, ou melhor, literalmente um Ctrl C e Ctrl V dos cursos de graduação.

O primeiro da série será a Arquitetura, segundo o site da UnB, Ninguém precisa ser um  artista para se dar bem  no curso. O importante é  ter boa capacidade de  transmitir ideias graficamente exercitando o raciocínio  espacial e geométrico. Outro aspecto  fundamental é educar o olhar para os  espaços livres. Ter repertório em  história também é aconselhável para  quem frequenta o curso.

Um espaço e uma  ideia na cabeça.  Geralmente, são  esses os dois  instrumentos que dão início ao  trabalho de um arquiteto. Seja o  projeto de uma casa, um prédio,  um escritório ou até uma cidade, é  esse profissional que viabiliza todas as  soluções, analisando condições físicas  e materiais, conforto e praticidade. O  graduado nesta área é responsável  pela gestão, supervisão, coordenação  e orientação técnica de projetos,  avaliação de viabilidade  técnico-econômica e emissão  de laudos e pareceres técnicos.


Enquanto houver  carência de  urbanização nas  cidades, haverá  espaço para  arquitetos e  urbanistas. O  trabalho não precisa ficar só em  projetos originais. Muitos profissionais  do setor atuam em pequenas  reformas, design de interiores e em  paisagismo. Este último nicho cresce  bastante, principalmente em cidades  como Brasília, onde há preocupação  em expandir os espaços arborizados.  Outra área de atuação, tanto no setor  público como no privado, é a  fiscalização de obras, a elaboração de  projetos de transporte e a consultoria.


A graduação do curso na UnB tem perfil generalista e  prepara os estudantes para se  adaptarem às necessidades do  mercado. O ensino se dá,  basicamente, em quatro  eixos. No primeiro, os  alunos aprendem a teoria e  a história da arquitetura.  Paralelamente, os alunos  aprofundam os conhecimentos  sobre tecnologia, estrutura das  construções e instalações. Em um  eixo central, as aulas são voltadas aos  projetos de arquitetura, de urbanismo  e paisagismo. E também há um eixo  dedicado à expressão e  representação.




QUER SABER MAIS? Clique ai embaixo e continue lendo

Arquitetura vs Engenharia Civil

Arquitetura vs Engenharia Civil

De volta e meia um ou outro aluno me pergunta: "Não gosto muito de Matemática e nem de Física. Será que eu posso fazer engenharia civil (ou outro tipo de engenharia)?". Ou então, "Quero ser arquiteto, será que no curso de arquitetura tem muita matemática envolvida?"

De certo, eu acredito que a matemática esta muito presente nestas profissões (e em muitas outras) seja evidente nas temidas contas do curso de engenharia civil ou na organização do espaço, desenhos, projetos e plantas no curso de Arquitetura. Eu, particularmente, por desconhecer muito bem as duas profissões e não conhecer a grade curricular desses dois cursos sempre achei que em ambas a matemática é  muito presente. Engenharia com muito mais cálculos que arquitetura, mas não satisfeito com o achismo fui pesquisar para saber qual a diferença entre um arquiteto e um engenheiro civil. E de alguma forma tentar enxergar onde a matemática se faz presente.

Você quer saber um pouco do que descobri??
Clique ai embaixo e continue lendo.

Trigonometria 1: Problemas envolvendo as razões trigonometricas

 Trigonometria 1: Problemas envolvendo as razões trigonometricas
 
Aproveitando a dica da mão no post abaixo ligado aos valores de seno e cosseno dos ângulos notáveis. Não sei se vocês ja viram, mas tem no blog uma musiquinha que te ajuda a lembrar da tabela com esses tais valores de seno e cosseno. Mas se você não precisa de nenhum artifício e se garante, seque ai uma lista de exercícios para podermos treinar esse conteúdo.

Alias, esse conteúdo é muito importante como pre-requisito em outros conhecimentos e muito frequente em provas, como as avaliações externas que fazem parte da vida escolar. Esse conteúdo está ligado ao descritor 5

 D5 - Resolver problema que envolva razões trigonométricas no triângulo retângulo (seno, cosseno, tangente).

Mas antes nada mal lembrar umas regrinhas


não esqueça nunca:


QUER ACESSAR A LISTA E TREINAR UM POUCO?
clique ai embaixo e bons estudos >>>>>>>>>>>>>>>>

sábado, 11 de junho de 2016

Hora do macete do bom: Seno e Cosseno ângulos notáveis


Essa dica é para aqueles que tem dificuldades em "decorar" a tabela de senos e cossenos dos ângulos notáveis (0°, 30°, 45°, 60° e 90°)!



Uma dica simples ou um excelente macete bem na palma da mão.


Excelente site com exercicios e simulados: Prof Warles

Apresentaram para mim um excelente site que possui uma ótima serie de exercícios, melhor listas de exercícios, simulados e um monte de material baseado e montados com os descritores cobrados nas avaliações diagnosticas e avaliações externas. Muito bom o site Site do prof Warles.

Segue o link abaixo: só clicar AQUI

http://profwarles.blogspot.com.br/2016/03/3-serie-por-descritor-matematica-ensino.html

Tem muito material para baixar, prontos para imprimir e tudo muito organizado. São diversas atividades, simulados, texto e todo o material é do bom ou é muito válido para ser usado em sala de aula. Nos próximos posts irei colocar alguns exercícios no blog para apresentar os descritores voltado a matemática da 3° serie do Ensino Médio.

Quer saber mais clique ai e continue lendo>>>>>>

Avaliações com base em descritores: Mas o que são descritores mesmo?

DESCRITORES
Avaliações com base em descritores: Mas o que são descritores mesmo?

O que é um Descritor?


O descritor é um elemento de uma matriz de referencia que apresenta o detalhamento de uma habilidade cognitiva, que está sempre associada a um conteúdo que o estudante deve dominar na etapa de ensino em análise e que será avaliada/aferidas em testes padronizados de desempenho. Esses descritores são expressos da forma mais detalhada possível.


Matriz de Referência


A Matriz de Referência apresenta o objeto de uma avaliação e é formada por um conjunto de descritores que mostram as habilidades que são esperadas dos alunos em diferentes etapas de escolarização e passíveis de serem aferidas em testes padronizados de desempenho. Construída a partir de estudos das propostas curriculares de ensino, sobre os currículos vigentes no país, além de pesquisas em livros didáticos e debates com educadores em atividade nas redes de ensino e especialistas em educação.
A Matriz é formada por um conjunto de tópicos ou temas que representam uma subdivisão de acordo com conteúdo, competências de área e habilidades. Cada tópico ou tema de uma Matriz de Referência é constituído por elementos que descrevem as habilidades que serão avaliadas nos itens, esses elementos são os Descritores.
Quer saber mais??? Clique ai embaixo e continue lendo

quinta-feira, 9 de junho de 2016

avisos e recados: colaboração para divulgação dos gabaritos

Olá a todos! Direto vejo o pessoal nos comentários pedindo as repostas e o gabarito das listas de exercícios. De fato, eu não gosto de postar os gabaritos porque algumas destas listas gosto de trabalhar em sala de aula e não gostaria que o foco fosse o gabarito. Tem gente que faz o exercício e fica de olho no gabarito. Acredito que em sala temos que tentar, fazer e errar para aprender.
Inicialmente havia criado o blog para meus alunos mas percebo que esse objetivo não foi totalmente alcançado e o blog chegou em pessoas e lugares que eu não imaginava. Então mudei o foco, parei de fazer o blog exclusivamente para os meus alunos e passei a fazê-lo para minha satisfação em pesquisar e divulgar o conteúdo. Então...

... gostaria da ajuda de voces que acessam o blog (não sei como mas o blog tem acesso diário e em dias picos) me ajudem a construir os gabaritos e divulgá-los. vamos construir o conhecimento juntos.

PS - Pretendo agora dar nas próximas postagens focar em profissões que usam a matemática, apresentá-las e mostrar algumas curiosidades.