sexta-feira, 17 de junho de 2016

Arquitetura vs Engenharia Civil

Arquitetura vs Engenharia Civil

De volta e meia um ou outro aluno me pergunta: "Não gosto muito de Matemática e nem de Física. Será que eu posso fazer engenharia civil (ou outro tipo de engenharia)?". Ou então, "Quero ser arquiteto, será que no curso de arquitetura tem muita matemática envolvida?"

De certo, eu acredito que a matemática esta muito presente nestas profissões (e em muitas outras) seja evidente nas temidas contas do curso de engenharia civil ou na organização do espaço, desenhos, projetos e plantas no curso de Arquitetura. Eu, particularmente, por desconhecer muito bem as duas profissões e não conhecer a grade curricular desses dois cursos sempre achei que em ambas a matemática é  muito presente. Engenharia com muito mais cálculos que arquitetura, mas não satisfeito com o achismo fui pesquisar para saber qual a diferença entre um arquiteto e um engenheiro civil. E de alguma forma tentar enxergar onde a matemática se faz presente.

Você quer saber um pouco do que descobri??
Clique ai embaixo e continue lendo.



No site guia do estudante temos a apresentação dos dois cursos:
  • O curso de Engenharia Civil apresenta muito maior carga de disciplinas que envolvem cálculo matemático. Este profissional se incumbe do cálculo estrutural, ou seja, do dimensionamento das cargas e esforços a que uma construção civil está determinada pelo projeto arquitetônico, que em geral pode ser sintetizado pelo dimensionamento dos espaços que serão ocupados pelos futuros moradores.
  • Neste projeto, o arquiteto considera elementos como o conforto, a iluminação, a ventilação, a utilização lógica dos espaços e a estética, o prazer visual e a harmonia quanto ao meio que circunda a obra. Para tanto, tem disciplinas que envolvem história da arte, considerações antropológicas (estilos de vida, tradições ligadas a determinada cultura), sobre a ocupação racional das cidades
 Porem a atuação de ambos profissionais não se limita a construção civil.

Mas o que é Arquitetura? E o que é Engenharia Civil?

Na visão de um arquiteto,

O que difere um arquiteto de um engenheiro civil é justamente a arte! a estética! Um estudo de conforto, qualidade, funcionalidade, tudo girando ao redor do ambiente à ser construído e do usuário.

Na visão de um engenheiro civil,


 “O arquiteto faz o planejamento da utilização do espaço de forma racional e se envolve com questões ligadas à estética, à arte. O engenheiro civil busca soluções técnicas para a implantação do projeto do arquiteto. Ele trata da execução do projeto arquitetônico e é responsável por projetos complementares [estrutural, hidráulico, entre outros]”, explica o coordenador do curso de Engenharia Civil da Universidade Positivo (UP), Cláudio Krüger.

EXISTE RIXA ENTRE ARQUITETO E ENGENHEIRO CIVIL?
 Embora a rixa histórica entre arquitetos e engenheiros civis já tenha virado piada (...) as profissões se complementam e são igualmente importantes em uma obra. Arquitetos e engenheiros podem trabalhar em muitas áreas, mas é na construção civil que eles normalmente atuam juntos. Em termos gerais, contrata-se um arquiteto para a elaboração da planta (será que na elaboração desta planta não existe de forma clara a matemárica nas figuras, formas, proporções e medidas?), que trará a distribuição dos espaços internos da construção, do entorno e da fachada. Cabe ao engenheiro  responsabilizar-se pelo cálculo e dimensionamento das colunas, vigas, da distribuição de cargas e determinação das ferragens e dos materiais envolvidos na obra e projetar as instalações hidráulicas. Porém, estas áreas se intercambiam, ou seja, ambos os profissionais podem se responsabilizar pelas diversas atividades que envolvem a construção.
 
Além disto,
  • O engenheiro civil também pode realizar atividades específicas, como a análise e o planejamento dos transportes nas cidades, construção de estradas, pontes e viadutos, dimensionamento de tubulações e estações sanitárias, entre outras.
  • O arquiteto tem um campo de atuação que lhe permite trabalhar com o paisagismo (planejamento de espaços estética e socialmente confortáveis, como praças e espaços públicos), design de objetos e móveis, comunicação visual em espaços públicos e privados e estudos urbanísticos (planejamento racional de bairros e mesmo cidades, como foi o papel desempenhado por Lúcio Costa na construção de Brasília).
Segue o conselho do guia do estudante para sanar suas duvidas: Consulte as grades curriculares dos dois cursos, entreviste profissionais para ampliar suas referências. E eu acredito que não é por você ser ou não bom em matemática e física na educação básica que isto vá te limitar para o resto da vida. Porque se você realmente quiser e se dedicar consegue superar qualquer obstáculo.

 Fonte: Guia do Estudante, Gazeta do Povo, Tabloide Arquitetura

Nenhum comentário:

Postar um comentário