Em uma noite de céu estrelado e lua cheia um professor de matemática foi trabalhar. Reuniu seu material de trabalho, seus planejamentos e listas de exercícios. Antes, pesquisou e estudou e na aula apresentou alguns materiais concretos para com a turma estudar o círculo, a circunferência, seus elementos e propriedades.
Todo empolgado ele entrou na sala e começou a expor a matéria e explicar a atividade: a relação entre a circunferência e o diâmetro. Quando bruscamente uma aluna o interrompeu e o indagou:
Aluna: "Mas professor, que besteira. Para que estudar isto? Cincunferência, círculo?? Isto não serve de nada"
Professor: ""Como assim? Você consegue visualizar um mundo sem esta incrível forma geometrica? Olha a roda, por exemplo, que é utilizada nos transportes dos mais variados meios de locomoção. Perceba o quanto as sociedades evoluiram e como facilitou a vida em diversas situações. Procure imaginar como o mundo era antes e depois da roda. E hoje, além das rodas e suas variações, temos as engrenagens e as polias como outra aplicação e um grande avanço na sociedade. É só pensar um pouco e refletir todo conhecimento tem uma história, um porque e um para que. é só abrir a mente e ser curioso as novas decorbertas"
De fato o círculo é uma forma incrível. Fascinados e maravilhados pelo mundo que nos cerca muitos matemáticos se dedicaram ao estudo dessa forma. Arquimerdes é um grande exemplo. Mas, retomando a história da roda a apresento para vocês.
Segundo algumas hipóteses, a roda foi inventada na Ásia, há
6000 anos, na Mesopotânia talvez.
Foi uma invenção de importância extraordinária,
não só porque promoveu uma revolução no campo
dos transportes e da comunicação, mas também porque a
roda, com diferentes modificações, passou a fazer parte de numerosos
mecanismos e contribuiu para um incrível impulso ao progresso humano
Quer saber um pouco mais sobre a história da roda?
>>>>CLIQUE E CONTINUE LENDO
No início a roda era feita de uma peça de madeira inteiriça,
compacta e pesada. Para que ela se tronasse veloz e de mais fácil manejo,
fizeram-se inúmeras aberturas, originando-se, pouco a pouco, a roda
com raios.** As rodas com raios apareceram na Mesopotânea e na Pérsia, no
ano 2000 antes de Cristo.
** Raio = (Geom.) A mais curta distância do centro a cada um dos pontos da circunferência ou superfície de uma esfera. Meio diâmetro de uma circunferência
Com seu movimento giratório, a roda tornou-se logo parte integrante
das máquinas que auxiliam o homem a levantar pesos. O guindaste, por
exemplo.
No guindaste a roda mudou de aspecto, transformando-se em uma roldana, ou
seja, em uma roda estriada de modo que uma corda pudesse correr dentro dela,
dando origem à polia.
Muito mais recentemente é a roda de água ou hidráulica,
conhecida entre os gregos e os romanos, usada ainda hoje no campo. Era provida
de caixinhas ou de pequenas pás e servia para transportar a água
até os canais de irrigação. No século I d.C., a roda hidráulica passou a fazer parte de
uma invenção revolucionária: o moinho hidráulico.
A roda teve também grande importância no desenvolvimento de
uma arte antiquíssima: a arte de fiar e de tecer. Os primeiros homens
obtiveram o fio das fibras vegetais do linho e do algodão, enrolando-as
e esticando-as com as mãos. Somente muito mais tarde chegou-se ao fuso
e à roca. O fuso e a roca foram usados durante toda a Antigüidade
Clássica, até que na Idade Média o fuso foi adaptado
à roda giratória. Nasceu, assim, o molinete.
Mais depressa, mais devagar, milhões de rodas, pequenas ou grandes,
funcionam em todo o mundo, transformando a vida em movimento. Podemos locomover e transportar os
produtos, trabalhar e daí muito se aproveitar e fazer o mundo girar, evoluir. Em outras palavras: quantas
rodas um país se densenvolvendo e crescendo faz girar e com qual rapidez?
A diferença que a roda, considerado como sendo o maior invento fundamental
da história, trouxe para o destino humano é incalculável.
Um pouco de matemática ajudará a explicar tal façanha.
Um homem adulto e treinado percorre num dia de caminhada, cerca de 30 quilômetros,
e a carga máxima que consegue carregar é cerca de 40 quilos,
além do seu próprio peso. Com a domesticação de
animais, por volta de 5.000 a.C., a capacidade de carga no lombo de bestas
aumentou para 100 quilos. A tração animal aumentou ainda mais
a capacidade de carga para 1.200 quilos puxados por uma carreira de bois.
Acredita-se que os egípcios usaram de artifícios como grandes
roletes de madeira para transportar por quilômetros, os enormes blocos
de granito e de pedra para a construção das pirâmides,
inventando também o que se chama hoje de rota de transportes, ou simplesmente
estradas.
Na verdade, a invenção da roda é motivo de discussão
entre os grandes historiadores de todos os tempos. Alguns sustentam que essa
peça de tamanha simplicidade, foi a maior criação do
homem estudando o movimento do astro Sol, como se ele rodasse ao redor da
Terra. Por terem sido fabricadas em madeira, as primeiras rodas já
foram certamente destruídas pela ação do tempo.
Sem a roda, o homem não iria muito longe. As quatro principais fontes
de energia que o homem utiliza para sua existência são fundamentadas
na roda: a água, a energia elétrica, o animal e o vento. O simples
carrinho de mão inventado pelos chineses, cerca de 200 a.C., conduz
sete vezes mais carga e passageiros do que o ombro humano. A bicicleta criada
na França em 1645, permitia velocidades até três vezes
maiores do que a de um homem caminhando pausadamente.
Além de revolucionar os meios de transportes, a roda possibilitou
outro grande salto para a tecnologia – o movimento controlado por rotação.
Aproveitando a descoberta
de que uma roda de maior diâmetro leva mais tempo para dar uma volta
completa do que uma roda pequena, o homem também descobriu a teoria
da velocidade centrípeta.
Inventaram-se os relógios com rodas
dentadas que até hoje encantam as mais belas catedrais do mundo todo;
as máquinas a vapor; a locomotiva e o automóvel.
Enfim, rodas e revoluções andam juntas há muito tempo.
Não é atoa conhecer e aplicar esse conhecimento.
Quer conhcer mais da história da roda? Entre na fonte bibliografica
Portal São Francisco
SE VC TIVER MAIS INFORMAÇOES SOBRE O ASSUNTO POST
ResponderExcluirE FOTOS PF.