terça-feira, 9 de julho de 2013

A matemática nas férias: O futebol.

É fato! Não temos como negar. A matemática esta em toda parte, das mais simples atividades cotidianas até as mais complexas, ligadas as profissões onde a exatidão e a precisão se fazem presentes. Podemos observar ao nosso redor. Estamos cercado por números, formas, figuras, distâncias, tamanhos, quantidades e a matemática se faz presente ai mesmo sem perceber.

Em mais uma postagem de matemática nas férias venho expor um trecho de um vídeo da "Matemática em toda parte" que aborda a matemática presente no futebol, seja na construção do campo, no desenho que jogar se faz ou na probabilidade, analise combinatória e na estatística aplicada ao esporte.


Foto: Gustavo Duarte
Muitas vezes nem percebemos quanta Matemática existe nos jogos de futebol. Como exemplo: a matemática está presente na elaboração das tabelas de jogos, na geometria do campo e nas diversas estatísticas, que permitem avaliar o desempenho de cada time, média de gols, número de passes errados ou certos etc. E mais, sem perceber, os jogadores fazem cálculos mentais para estimar a distância em que está o companheiro e a força que precisa ter o chute para a bola alcançá-lo.

Os técnicos, por sua vez, tem na combinatória as inúmeras alternativas de escalar o time e organizá-lo, pode com a matemática  definir táticas em que estabelecem áreas no gramado para cada membro do time atacar ou defender. Enfim, há inúmeras situações em que a matemática se faz presente neste e em muitos outros esportes e na vida cotidiana. É só pensar um pouco.

Quer saber um pouco mais sobre a Matemática no futebol assista os vídeos abaixo:





Fonte: Revista Nova Escola e Matemática em toda parte (Tv Escola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário