sexta-feira, 19 de julho de 2013

Matemática nas férias: TRUCO!

TRUCOOOO!
  
Confesso, eu particularmente não aprecio muito os jogos com cartas. Mas deve ressaltar tais jogos de fato estimule a socialização, o respeito às regras, o raciocínio e a rapidez brincando.  São ótimos para diversão em dias chuvosos ou quando estamos reunidos com uma turma legal e queremos nos divertir. Existem diversos tipos de jogos com cartas e muitas adaptações podem ser feitas para tornar o jogo um aprendizado. Curioso como?? Veja 14 jogos educativos combaralho

Entre os muitos jogos existentes esta postagem vem apresentar o TRUCO.  O truco é um jogo muito conhecido e é comum ver amigos jogando truco em churrascos ou competições, e mais, é um jogo popular no colégio NE?! jogado em alguns momentos em várias turmas em diversos momenos, mesmo sem poder. 

Eu não sei jogar Truco, te já me tentaram ensinar sem muito sucesso. Muitas pessoas acham que as regras do jogo de truco são complicadas, mas na verdade dizem que é muito simples, basta memorizar alguns detalhes como a ordem correta do baralho de truco, qual o valor de cada carta e quais as regras da rodada.
Nessa postagem vamos tentar explicar de uma maneira bem simples como se joga Truco, as regras são bem simples mais talvez seja difícil de compreender rapidamente a explicação, por isso pegue um baralho para memorizar com mais facilidade as regras, confira como jogar truco passo a passo:

Alias, aproveitem as férias para jogar bastante para nos momentos de aula estudar mesmo, OK?

Instruções

    Como jogar truco Sabendo todos os valores você já pode começar a jogar, cada jogador da mesa recebe 3 cartas e uma carta do monte é virada para determinar o valor da manilha, o jogo segue no sentido horário e cada jogador descarta uma carta da sua mão, uma “mão” vale 1 ponto e é composta por três rodadas, quem jogar a carta mais forte vence a rodada, a dupla que ganhar duas rodadas ganha a “mão” e assim ganha 1 ponto.

    Para resolver os empates é simples, se a primeira rodada empatar a dupla que vencer a segunda rodada ganha, se a segunda rodada empatar a dupla que ganhou a primeira rodada ganha, se a primeira e a segunda rodada empatar a dupla que vencer a terceira ganha, se empatar na terceira rodada ganha a dupla que venceu a primeira rodada, se a três rodadas empatarem ninguém ganha.  
    1 - Para jogar truco é necessário ter quatro pessoas, o jogo é em duplas, as duplas devem se sentar de uma forma em que cada parceiro fique um de frente para o outro, o jogo pode ser individual mais essa forma não é muito usada. O baralho do truco é normal, porém as cartas 8, 9, 10 e os coringas não participam do jogo. O objetivo do jogo é simples, a dupla que chegar a 12 pontos primeiro vence, cada rodada, ou mão como é mais conhecida, vale 1 ponto, se a rodada for trucada ela pode valer mais.

  1. 2- Memorizar o valor das cartas é simples, veja como fica do mais forte para o mais fraco: 3>2>A>K>J>Q>7>6>5>4. Você pode perceber que no truco a ordem é Valete e depois Dama, esses valores são fixos, porém a cada rodada uma carta é virada pra cima para determinar qual a carta mais forte do jogo que é chamada de Manilha, por exemplo, se a carta virada foi um 5 então as cartas de valor 6 são as manilhas do jogo, ou seja, as cartas mais fortes. Para o caso de duas manilhas serem jogadas na rodada, os naipes decidirão qual será a vencedora, a ordem dos naipes do mais forte para o mais fraco é: paus>copas>espadas>ouros, as manilhas podem ser chamadas de, respectivamente, Zap, Copas, Espadilha e Pica Fumo.
    3 - Agora veja como funciona o Truco. Quando uma dupla pede Truco ela quer que o valor da “mão” aumente, de 1 ponto a mão vai valer 3 pontos caso a dupla aceite o truco, se a dupla fugir do Truco a dupla que pediu truco vai ganhar 1 ponto. A dupla tem a opção de pedir SEIS, fazendo com que a mão comece a valer 6 pontos, se a dupla fugir ela entrega 3 pontos para a dupla que pediu SEIS ou então a dupla pode aceitar ou pedir NOVE e a outra dupla pode aceitar o valor nove ou então pedir DOZE, que é o valor máximo do jogo.

    4 - A “mão de 11” acontece quando uma dupla chega aos 11 pontos, nessa rodada não pode trucar e ela vale 3 pontos, a dupla que tem 11 pontos pode olhar a carta do parceiro antes de começar a partida. A “mão de ferro” é quando as duas duplas estão com 11 pontos, ela pode ser jogada “no escuro”, ou seja, ninguém vê as cartas e elas são jogadas na sorte.

    Para distribuir as cartas também tem algumas regras, a pessoa que está embaralhando deve dar o monte para a pessoa a sua esquerda cortar, na mão seguinte é a próxima pessoa da roda que embaralha e o processo se repete. A carta coberta é quando o jogador não quer mostrar a carta que vai jogar, aí ele só precisa joga a carta virada, na primeira rodada não é permitido jogar a carta virada.

2 comentários: