domingo, 7 de julho de 2013

A matemática nas férias: A pipa.

  

Quem não gosta de aprender brincando? Imagine, então, ter aulas de matemática, física, ciências, geografia, história e até educação física empinando pipa. Isso mesmo!

Pipa, papagaio, ratinha, peixinho, quadrado, asa delta, arraia... entre seus muitos outros nomes está muito presente nas férias escolares e é uma brincadeira antiga, onde existe muita aprendizagem e ciências como a matemática e a física por trás.
Veja só!

A arte e a ciência de projetar, construir e empinar pipas envolve uma grande quantidade de conceitos matemáticos e físicos e, além disso, essa arte é utilizada como instrumento para se ensinar artesanato, geometria, meteorologia, artes plásticas, comunicação visual, e até história e geografia.

A ciência das pipas faz perceber a velocidade do vento, sua direção e as mudanças que ocorrem com o passar das horas, a resistência do ar, a situação geográfica, e o tipo de pipa ideal para cada situação. É possível calcular a altura exata da pipa utilizando fórmulas matemáticas.

Ao fazer uma pipa ganha-se habilidade manual. Trabalhamos noções e conceitos geométricos, a estética, a simetria e utilizamos procedimentos de medir e calcular (comprimentos e áreas) mesmo que intuitivamente.

E mais, estima-se que ao pensar na arte de construir pipas como uma ciência trabalhamos cerca de 100 (isto mesmo Cem) conceitos e grandezas da Matemática e da Física, dentre eles: força, área, densidade, equilíbrio, princípio de Bernoulli, pressão, calor, temperatura, velocidade, direção, sentido, deformação, centro de gravidade e princípios da óptica geométrica.


E ao tentar levantá-la, está aprendendo a força dos ventos, sabendo calcular a quantidade de linha necessária, o espaço necessário, e ainda por cima, estará praticando uma atividade física ao ar livre.

 MONTE SUA PIPA, mas lembre sem cerol!!!
  
É milenar arte de fazer pipas e fascina o homem em todas as partes do mundo. Adoradas por crianças e adultos, as pipas transmitem uma alegria singular a quem as constrói e brinca com elas.
Veja "passo a passo" como montar alguns tipos de Pipas:
 
01 - Albatroz 
02 - Maranhão ou
Pipa Carioca
03 - Carambola 
04 - Arraia 05 - Asa Delta
>>>>Quer saber mais???
CLIQUE AI E CONTINUE LENDO


Fatos curiosos:
  • Em 1752, o americano Benjamin Franklin empinou uma pipa numa tempestade para estudar fenômenos eletrostáticos. Ele teve a sorte de não morrer eletrocutado, porque outros que fizeram o mesmo morreram antes de explicar o fenômeno.
  • Em 1896, o italiano Guglielmo Marconi usou uma pipa para realizar a primeira transmissão do telégrafo sem fio.
  •  Em 23 de outubro de 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont conseguiu voar com o primeiro aviao do mundo, batizado de 14 Bis, que foi baseado nos princípios da pipa em formato de caixa inventado pelo engenheiro Lawrence Hargrave, em 1882, na Austrália. Os irmãos Wright, que concorreram com Santos Dumont para serem os pioneiros da aviação, começaram em 1890 a fazer experiências com pipas e planadores. Conta-se que em 1903, portanto antes do brasileiro, os Wright conseguiram voar nos Estados Unidos. Porém, o aparelho dos americanos decolava a partir de uma rampa com trilhos e impulsionado por uma catapulta, detalhe que não atendia às normas estabelecidas na Europa, onde o aeroplano deveria voar por seus próprios meios. Além disso, o feito dos americanos não teve público para testemunhar. A dupla fez uma tentativa pública somente em 1908 na Europa, quando o brasileiro já estava consagrado.
  • Em 1948, o engenheiro Francis Rogallo desenvolveu uma pipa flexível e foi contratado pela NASA para desenvolver um sistema de retorno seguro das cápsulas espaciais.
  • Em 2003, o engenheiro brasileiro Ken Yamazato bateu o recorde pan-americano de maior pipa em área, empinando seu gigante “Tapete Mágico” de 481 m², no aeroporto de Maringá/PR.
  • Desde então, Ken tem se dedicado à construção de uma outra pipa bem maior, de 1.225 m², que tentará manter no ar por 20 minutos seguidos, para constar no Guinness Book mundial como a maior pipa do mundo, superando o recorde atual de 950 m² que pertence aos kuaitianos. A tentativa será feita ainda este ano, e ele precisará contar com mais de 50 pessoas para levantar a “Mega Pipa” brasileira.
Fonte: Pipas e Ken Yamazato

Nenhum comentário:

Postar um comentário