terça-feira, 4 de novembro de 2014

A matemática e o Enem (questões do Enem - Matemática)

Como estudar Matemática para o Enem

Veja quais são os temas mais recorrentes e como se preparar

(Texto adaptado) disponível em Guia do Estudante
 
O Enem 2014 esta chegando, faltam poucos dias, e com isto aumenta a ansiedade e as peocupaçoes sobre a prova, o tema da redação e o grau de dificuldades das questões. A cada ano aumenta a adesão de alunos e instituições que utilizam o Enem e como reflexo o grau de dificuldade está só aumentando. Matérias como matemática e fisica não cobra decorebas e a memorização de formulas. Hoje as questões apresentam contextos, existe a necessidade de ler, compreender o que se pede e aplicar algum conhecimento. São dois dias de provas e muito conteúdo para estudar.

Agora, no que se refere a Matemática os temas mais recorrentes estão apresentados na tabela ao lado:

Alguns dos assuntos mais recorrentes no Enem desde 2009
Funções
Cálculo de área, volume e perímetros
Seno, cosseno e tangente
Probabilidade
Análise combinatória
Progressão aritmética e geométrica
A prova de Matemática costuma ser uma das mais temidas pelos alunos, especialmente no  Enem, que cobra 45 questões da disciplina. No qual destas questões algumas são interdisciplinares, você pode encontrar uma questão de matemática em outra área ou sendo utilizada por outra materia e na prova de matemática é apresentada com questões de vários níveis de dificuldade, e as perguntas realmente complicadas são mais raras.

É fato. A linguagem matemática é amplamente apresentada, pois a prova é forrada de gráficos, tabelas, esquemas e infogramas que devem ser interpretados com cuidado, mas, “muito se engana quem acredita que se trata somente de uma prova de interpretação”. Para ele, a análise dos dados apresentados é constante na prova, mas não é suficiente sem as aplicações de conhecimentos específicos.


O guia do estudante apresenta umas dicas de como se sair bem no Enem

A maior dica  é resolver questões antigas de provas anteriores. Aproveite as que estamos postando por aqui e clique nos links para ter acesso a todas as questões. "Fazendo isso, o aluno vai se sentir bem mais à vontade na hora do exame", completa.

Outra coisa que ajuda é usar o método pega-varetas. No jogo, que consiste em lançar varetas ao chão e pegar o máximo possível sem movimentar as outras, o segredo é sempre pegar as que estavam mais fáceis para, só depois, tentar tirar as difíceis.

Esse princípio também se aplica ao Enem e ao vestibular, em que há um grande número de questões de diferentes níveis de dificuldade e um tempo limitado para resolvê-las. Assim, comece respondendo as mais fáceis e deixe as mais complicadas para depois. "As questões têm pesos diferentes, mas o candidato deve tentar responder o maior número que conseguir", explica o professor. Se perder muito tempo nas mais difíceis, sobrará pouco para as que você teria mais chance de acertar, certo?

Clique ai embaixo e acesse algumas questões do enem com o comentário da resolução



 Exemplo: questão retirada do Enem 2013 (resolução)


Progressão aritmética e geométrica
Com a progressão aritmética (PA) e a geométrica (PG), acontece uma situação parecida com a das funções. "Em um vestibular tradicional, uma questão de PA é anunciada com a frase "Em uma PA...". No Enem isso também pode ocorrer, mas existe a preferência em se criar uma situação que origine uma PA. O aluno deve reconhecer que se trata de uma PA analisando os dados apresentados", explica o professor Eduardo Izidoro.

Exemplo: questão retirada do Enem 2013 (resolução)


Estatística
Nas questões de estatística, é bastante comum que caia a média aritmética, a moda ou a mediana.

Exemplo: questão retirada do Enem 2012 (resolução)


Grandezas proporcionais
As questões que envolvem grandezas podem ser cobradas como inversamente proporcionais ou diretamente proporcionais. É bastante comum que sejam resolvidas com uma simples regra de três.

Exemplo: questão retirada do Enem 2013 (resolução)


Porcentagem
As questões de porcentagem também costumam apresentar um enunciado claro. No entanto, muitas vezes a questão que traga porcentagem também aborda outro assunto - o mais comum é que seja matemática financeira, por exemplo.

Exemplo: questão retirada do Enem 2013 (resolução)


Equações 1º e 2º graus
As questões que exigem uma equação são bastante comuns e também não costumam ter um enunciado explícito. Normalmente, a questão coloca um problema que exige que o aluno formule uma relação de equação para resolver.

Exemplo: questão retirada do Enem 2013 (resolução)


Trigonometria (triângulo retângulo e semelhança de triângulos)
Já nas questões de trigonometria, o uso das relações matemáticas costuma ser bem mais aparente. Normalmente, a questão já vem com um desenho da figura, deixando claro o que o aluno deve fazer para chegar à resposta.

Exemplo: questão retirada do Enem 2013 (resolução)


Áreas de figuras planas/prismas, cilindros, cones e esferas
Da mesma forma que nas questões de trigonometria, as questões de figuras planas e figuras tridimensionais (área e volume) costumam apresentar a figura do objeto descrito no texto.

Exemplo: questão retirada do Enem 2013 (resolução)

Análise combinatória e probabilidade
Exemplo: questão retirada do Enem 2013 (resolução)

Exemplo: questão retirada do Enem 2013 (resolução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário