domingo, 30 de novembro de 2014

Vamos pensar um pouco.


Lista de exercícios - Sequencias e progressões - 1° Ano prof Gleidston


SEQUÊNCIAS E PROGRESSÕES

A utilização de sequências está ligada com a necessidade de ordenar, classificar e organizar informações e dados. Ao estudar as sequências é observada a existência de sequências não numérica e de sequências numéricas, onde de acordo com suas características é possível sua divisão em Progressões Aritméticas (PA) e Progressões Geométricas (PG).

Como exemplo, podemos observar aplicação do uso de sequências na Estatística e em profissões que fazem coleta e tratamento de informações, onde tais informações podem ser apresentadas por meio de tabelas e gráficos. Ter acesso a informações coletadas com ordem, classificadas e organizadas dão suporte a políticas publicas, fundamenta diversas ações governamentais, entre outros.

Quer acessar a lista de exercícios?
>>>> Clique ai embaixo

Lista de exercícios - Probleminhas de matemática - Tópicos de matemática

Resolução de problemas

A Resolução de problemas matemáticos para muitos podem ser algo difícil e complexo, mas pode se tornar algo simples e fácil se existir uma boa leitura e interpretação daquilo que se pede.
Os problemas matemáticos são resolvidos utilizando inúmeros recursos matemáticos, destacando, entre todos, os princípios algébricos, os quais são divididos de acordo com o nível de dificuldade e abordagem dos conteúdos. Nos problemas mais simples envolvem situações que apresentam a adições e subtrações na resolução dos problemas; posteriormente, aumentando o grau de dificuldade aparecem a multiplicações e divisões. Os problemas podem ser resolvidos com a utilização dos fundamentos algébricos, isto é, criamos equações matemáticas com valores desconhecidos (letras). Observe algumas situações que podem ser descritas com utilização da álgebra.

Como estratégia na resolução de problemas convém habitua-se a proceder de um modo ordenado diante de qualquer problema seguindo as seguintes etapas:
  • Compreender o enunciado, interpretar, saber o que se pede o que é dado
  • Fazer o equacionamento, montar a conta
  • Resolver
  • Comprovar a validade da solução, tirar a prova 

>>>> CLIQUE PARA AI EMBAIXO VER A LISTA

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Lista de exercícios - Regra de três simples e composta - Tópicos de Matemática



Exercícios regra de três simples
 Regra de três
Regra de três simples é um processo prático para resolver problemas que envolvam quatro valores dos quais conhecemos três deles, OU SEJA, serve para se descobrir um único valor a partir de outros três. A regra de três simples é muito utilizada em situações cotidianas que envolvam proporções entre grandezas, sendo também muito utilizada em situações que envolvam cálculos financeiros, misturas químicas, conversões de grandezas na Física

Ai embaixo segue uma lista com diversos problemas envolvendo o calculo de regra de três simples, diretamente e inversamente proporcional



>>>> CLIQUE PARA AI EMBAIXO VER A LISTA

domingo, 23 de novembro de 2014

Método simples de multiplicação de polinômios com uma variável

Pesquisando certo dia o conteúdo: operações com polinômios eu achei um método simples de multiplicação de polinômios com uma variável.

Aí está a imagem do processo, eu chamei de método da tabela



Parece ser bem simples operar com o polinômio desta forma, como fazer: 
  • organizar os polinômios em uma tabela linha e coluna
  • Será utilizado apenas os coeficientes e atenção o polinômio deve estar completo, caso estiver faltando algum termo deve preencher o campo com zero (0). Ex. x3 + 3x - 2 na tabela os valores devem ser 1,  0,  3,  -2 
  • Para começar a calcular é bem simples, basta fazer o produto da linha pela coluna em cada campo da tabela
  • Depois de ter preenchido os campos da tabela deve-se calcular as diagonais e organizar a resposta.

Com polinômios grandes esse método simplifica muito a conta e facilita nosso trabalho, pois o método do chuveirinho (aplicação da distributiva) acaba se tornando uma conta muito grande e cansativa

sábado, 22 de novembro de 2014

Lista de exercício - 3° ano - poliômios - atividade prof. Gleidston

Lista 3° ano - Estudo de polinômios e suas operações (adição, subtração e multiplicação)

3o Ano - lista de exercícios
Estudo de polinômios e suas operações
ATIVIDADES PROFESSOR GLEIDSTON

>>>> CLIQUE PARA ABRIR

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Passos para estudar matemática

Infográfico: 5 passos para estudar matemática para o Enem 2014




Você tem dificuldade em estudar matemática? 
Veja 5 passos para tornar o seu aprendizado mais fácil


Lembre: Errar faz parte do processo do aprendizado da matemática
 
Não deveria mas a matemática é uma das disciplinas mais temidas pelos estudantes. São muitos cálculos, expressões, porcentagens, incógnitas, gráficos, tabelas, matrizes,funções, figuras, formas, fórmulas e etc, etc e etc.

Assim o site Universia apresentou algumas dicas para estudar matemática, ai embaixo.
Mas antes, eu dou minha dica: mude o pensamento de que tudo é difícil, pois não é! E treine. faça. refaça. pratique muito porque matemática agente aprende fazendo e pensando muito.

  Infográfico: 5 passos para estudar matemática para o Enem 2014
 
Primeiro passo: esteja disposto
Talvez você não goste de matemática e esteja estudando apenas por obrigação, mas mesmo assim deve estar disposto a aprender. Não crie barreiras para o seu próprio aprendizado: estude com a mente aberta.
 
Segundo passo: selecione o melhor lugar
Você gosta de estudar num lugar silencioso ou prefere um pouco de movimento? No seu quarto ou em um parque? Descubra qual é o ambiente de estudos ideal e, de preferência, mantenha-se longe de distrações, qualquer que seja a sua escolha.
 
Terceiro passo: pratique
Faça todos os exercícios passados pelo professor. Se eles não forem suficientes, peça mais. Lembre-se que na matemática a única forma de estudar é praticando. Portanto, deixe a preguiça de lado e vá em frente!
 
Quarto passo: erre!
Errar faz parte do processo do aprendizado. Não se estresse ou desista quando os erros surgirem. Anime-se! Se você errou significa que está tentando e o nosso cérebro aprende justamente pelo método da tentativa e do erro.
 
Quinto passo: tire suas dúvidas
Após fazer os exercícios, tire as suas dúvidas com o professor ou com colegas que entendam bem o conteúdo. Ter alguém que explique o conteúdo torna o processo do aprendizado muito mais fácil, portanto deixe de lado a timidez e peça ajuda sempre que necessário.
 
 

A matemática e o Enem (questões do Enem - Matemática)

Como estudar Matemática para o Enem

Veja quais são os temas mais recorrentes e como se preparar

(Texto adaptado) disponível em Guia do Estudante
 
O Enem 2014 esta chegando, faltam poucos dias, e com isto aumenta a ansiedade e as peocupaçoes sobre a prova, o tema da redação e o grau de dificuldades das questões. A cada ano aumenta a adesão de alunos e instituições que utilizam o Enem e como reflexo o grau de dificuldade está só aumentando. Matérias como matemática e fisica não cobra decorebas e a memorização de formulas. Hoje as questões apresentam contextos, existe a necessidade de ler, compreender o que se pede e aplicar algum conhecimento. São dois dias de provas e muito conteúdo para estudar.

Agora, no que se refere a Matemática os temas mais recorrentes estão apresentados na tabela ao lado:

Alguns dos assuntos mais recorrentes no Enem desde 2009
Funções
Cálculo de área, volume e perímetros
Seno, cosseno e tangente
Probabilidade
Análise combinatória
Progressão aritmética e geométrica
A prova de Matemática costuma ser uma das mais temidas pelos alunos, especialmente no  Enem, que cobra 45 questões da disciplina. No qual destas questões algumas são interdisciplinares, você pode encontrar uma questão de matemática em outra área ou sendo utilizada por outra materia e na prova de matemática é apresentada com questões de vários níveis de dificuldade, e as perguntas realmente complicadas são mais raras.

É fato. A linguagem matemática é amplamente apresentada, pois a prova é forrada de gráficos, tabelas, esquemas e infogramas que devem ser interpretados com cuidado, mas, “muito se engana quem acredita que se trata somente de uma prova de interpretação”. Para ele, a análise dos dados apresentados é constante na prova, mas não é suficiente sem as aplicações de conhecimentos específicos.


O guia do estudante apresenta umas dicas de como se sair bem no Enem

A maior dica  é resolver questões antigas de provas anteriores. Aproveite as que estamos postando por aqui e clique nos links para ter acesso a todas as questões. "Fazendo isso, o aluno vai se sentir bem mais à vontade na hora do exame", completa.

Outra coisa que ajuda é usar o método pega-varetas. No jogo, que consiste em lançar varetas ao chão e pegar o máximo possível sem movimentar as outras, o segredo é sempre pegar as que estavam mais fáceis para, só depois, tentar tirar as difíceis.

Esse princípio também se aplica ao Enem e ao vestibular, em que há um grande número de questões de diferentes níveis de dificuldade e um tempo limitado para resolvê-las. Assim, comece respondendo as mais fáceis e deixe as mais complicadas para depois. "As questões têm pesos diferentes, mas o candidato deve tentar responder o maior número que conseguir", explica o professor. Se perder muito tempo nas mais difíceis, sobrará pouco para as que você teria mais chance de acertar, certo?

Clique ai embaixo e acesse algumas questões do enem com o comentário da resolução