domingo, 5 de maio de 2013

06 de MAIO - Dia Nacional da Matemática

O Dia Nacional da Matemática

Do dia 06 de maio a 10 de maio
Gincana da Matemática: jogos, desafios, enigmas, brincadeiras e diversão
CALCULANDO 2013 - COLÉGIO ESTADUAL DONA TORINHA
 
o DIA DA MATEMÁTICA comemorado em 6 de maio, de acordo com Lei aprovada pelo congresso Nacional em 2004, de autoria da Deputada Professora Raquel Teixeira. A escolha desse dia tem como motivação a data de nascimento do professor Julio César de Mello e Souza, mais conhecido como
Malba Tahan.


Malba Tahan era o pseudônimo do escritor e professor de matemática Julio César de Mello e Souza, nascido no Rio de Janeiro no dia 6 de maio. Ele é o autor de um dos maiores sucessos literários de nosso país, o romance O Homem que Calculava, já traduzido em doze idiomas, que relata as enigmáticas histórias de um calculista repleto de estratégias matemáticas na resolução de problemas cotidianos.

Nesse dia, os matemáticos ligados à área da educação devem promover dinâmicas, com o objetivo de divulgação da data comemorativa, bem como demonstrar que a Matemática é definitivamente importante na evolução da sociedade, visto que seu próprio crescimento ocorreu de acordo com o processo de modernização regido pelas ações humanas ao longo do tempo. Alem disto, a data tem o propósito de mostrar às pessoas que a Matemática não é tão complicada como muitos pensam. Como exemplo, suas aplicações facilitam o entendimento em processos de contagem relacionados a cálculos diários e cotidianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário