quinta-feira, 2 de maio de 2013

Trigonometria 1: Recordando o Teorema de Pitagoras e as razões trigonometricas

Trigonometria 1: Recordando o Teorema de Pitagoras e as razões trigonometricas

CLIQUE PARA ABRIR A LISTA>>>



1 . Verifique se os triângulos abaixo satisfazem o Teorema de Pitágoras



2.Calcule o valor de x das figuras





3. Nos triângulos retângulos seguintes (reto em A), determine o seno, cosseno e tangente do ângulo B; depois consulte a tabela e determine a medida aproximada do ângulo B, em graus.

 



4.  Calcule x (POR FAVOR corrigir a sequencia a,b c, d ,e....)

5. Calcule x, utilizando as relações trigonométricas.
 


6. Um triângulo retângulo reto em A, possui o segmento de reta c = 10 e o ângulo B = 35o. Calcule os seguimentos de retas a e b e o ângulo C.

7. No triângulo retângulo ABC, reto em A possui a = 12 e o ângulo B = 67o. Calcule os seguimentos de retas b e c e o ângulo C.

8. Dois pontos A e B situados no chão distam 11,25m e 20m, respectivamente de um poste. Do topo do poste até A e B foram esticados dois fios com inclinações de 58o e 42o, como indica a figura. Descubra a altura do poste e o comprimento de cada fio.

9. Em um triangulo ΔABC, retângulo em A, temos AB= 6 cm e BC = 10 c. Determine AC e as medidas aproximadas dos ângulos B e Ĉ

10. Uma escada rolante de 10m de comprimento faz um ângulo de 30o com o plano horizontal. Uma pessoa que sobe essa escada inteira eleva-se a quantos metros verticalmente?

11. (ENEM – 2010) Duas pessoas avistaram um balão. Uma estava a 1,8 km da posição vertical do balão e o avistou sob um ângulo de 600; a outra estava a 5,5 km da posição vertical do balão, alinhada com a primeira, e no mesmo sentido, conforme se vê na figura, e o avistou sob um ângulo de 300

Qual a altura aproximada em que se encontrava o balão?


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário