sábado, 23 de fevereiro de 2013

René Descartes - Pai da Geometria Analítica

MATEMÁTICO DO MÊS : FEVEREIRO
René Descartes
"Penso, logo existo"



  • Filósofo, físico e matemático francês. Descartes é considerado o pioneiro no pensamento filosófico moderno, pai da geometria analítica* e da matemática moderna.

CONTINUE LENDO >>>>
  • Descartes nasceu na cidade de La Haye (França) em 31 de março de 1596
  • Durante a Idade Moderna também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius.
  • Notabilizou-se, sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica.
  • Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores.
  • Em 1637, Descartes publicou sua mais conhecida obra, O Discurso do método. Foi em um dos apêndices dessa obra que ele fez sua única e valiosa contribuição matemática, La géométrie.
·         Com essa publicação, Descartes deu grandes contribuições ao desenvolvimento de um novo ramo da matemática, a geometria analítica, que uniu os estudos da Álgebra, da Aritmética e da Geometria em uma única técnica, a qual passou a ser o alicerce de outras construções matemáticas e de outras ciências exatas.
·         Desenvolveu o Sistema de Coordenadas, também conhecido como Plano Cartesiano.
·         Desenvolveu o Método Cartesiano no qual defende que só se deve considerar algo como verdadeiramente existente, caso possa ser comprovada sua existência. Também conhecido como Ceticismo Metodológico, segue o princípio de que devemos duvidar de todos conhecimentos que não possuem explicações evidentes. Este método também se baseia na realização de quatro tarefas: verificar, analisar, sintetizar e enumerar.

***A Geometria Analítica permite o estudo das figuras utilizando a interpretação geométrica das relações algébricas e vice-versa, como compreender as soluções de um sistema linear de duas incógnitas por meio de retas em um plano, ou ainda, representar uma figura bidimensional ou tridimensional por meio de equações.

·         Principais obras
Regras para a direção do espírito (1628)
- Discurso sobre o método (1637)
- Geometria (1637)
- Meditações Metafísicas (1641)

  • Frases
"Penso, logo existo"
- "É preferível ter os olhos fechados, sem nunca tentar abri-los, do que viver sem filosofar"
- "A razão e o juízo são as únicas coisas que diferenciam os homens dos animais".
- " Daria tudo que sei em troca da metade de tudo que ignoro".

Fonte Bibliográfica
RIBEIRO, Jackson. Matemática 3: Ciência, linguagem e tecnologia. São Paulo: Ed. Scipione. 2010 pag 169
Descartes. Disponível em: < http://www.suapesquisa.com/quemfoi/descartes.htm>. Cesso em 23 de Fev de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário