quarta-feira, 6 de março de 2013

Especial: Mulheres na matemática - Hipatia


08 de março, Dia Internacional da Mulher


ESPECIAL, MATEMÁTICA DO MÊS DE MARÇO: 
Hipatia, de Alexandria

A primeira mulher na matemática que rompeu a barreira do preconceito e entrou para a História foi Hipatia de Alexandria. Nascida no ano 370 d.C. Ousada, inteligente e culta, Hipatia foi professora e diretora da Academia de Alexandria,em que realizou trabalhos na matemática e teve importância nas áreas das invenções. Porém, teve um triste fim. Quer saber mais? Leia a matéria na íntegra.



>>> CONTINUE LENDO, VALE A PENA CONFERIR!!!
Todos sabem que o preconceito é um marco presente na vida da humanidade e a mulher não ficou de fora, em razão dele sofreu grandes perdas. No mês em que comemoramos e prestigiamos o dia internacional das mulheres em 08 de março, o blog da matemática do CEDT apresenta Hipatia, a primeira mulher na matemática.

Você já percebeu existem algumas fórmulas e teoremas na Matemática e também na Física que levam o nome de uma pessoa como homenagem ao trabalho e à dedicação daquela personalidade a um determinado assunto? Alguns dos muitos que conhecemos: Regra de Cramer, Fórmula de Báskara, Teorema de Pitágoras, Binômio de Newton, Plano Cartesiano, etc. Mas você não acha curioso que nenhum teorema ou fórmula conhecida seja atribuída a uma mulher? Será que elas nunca tiveram importância na Matemática?

Infelizmente, as mulheres realmente tiveram pouca contribuição na área das ciências exatas em geral. O principal motivo dessa ausência é o preconceito. 

Na maioria das civilizações antigas, as mulheres deveriam se limitar aos cuidados da casa e dos filhos, não tinham direito ao voto e não participavam de reuniões intelectuais, o que dificultava bastante o acesso a obras e ao conhecimento desenvolvido nas universidades.

A primeira mulher que rompeu a barreira do preconceito e entrou para a História foi Hipatia de Alexandria.

O que fez Hipatia de Alexandria:
  • Viajou pela Grécia, estudou os principais filósofos da época, como Platão.
  • Tornou-se professora e diretora da Academia de Alexandria.
  • Os trabalhos mais importantes dessa mulher foram os comentários sobre trabalhos de matemáticos de renome como Ptolomeu, Diofante e Apolônio, que eram os trabalhos mais importantes e complexos da época. 
  • Também teve importância na área das invenções: desenvolveu uma espécie de densímetro e também um astrolábio.
A postura e as ideias de Hipatia eram tão ousadas para sua época (ela acreditava que o Universo era regido por Leis Matemáticas), que em pouco tempo seu prestígio despertou a inveja de alguns, e ela acabou se tornando uma ameaça pra outros, principalmente para o alto escalão da Igreja que a considerava uma pagã.
Foi perseguida e cruelmente torturada até a morte (415 d.C.) e ainda teve seu corpo esquartejado e queimado em pedaços que se espalharam pelas ruas.

Triste fim para uma jovem mulher que ousou romper as barreiras da sociedade e da mente humana.

A história feminina na Matemática iniciada por Hipatia, prosseguiu  Existe biografia de mulheres intrépidas e notáveis na matemática, que superaram preconceitos, venceram obstáculos e conseguiram chegar, na Matemática, onde poucos homens chegaram.

Além de Hipatia, são muitas mulheres que fizeram e fazem parte da historia da matemática. Entre elas:

Quer saber destas matemáticas e de muitas outras procure em: BIOGRAFIAS MATEMÁTICAS

Parabéns mulheres pelo seu dia, 08 de março
O 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, simboliza a busca por equidade de gênero, pelos direitos políticos e o empoderamento das mulheres. A realidade do crescimento do espaço feminino tem sido percebida pela participação da mulher em diferentes áreas da sociedade que lhe conferem direitos sociais, políticos e econômicos.

Fontes Bibliográficas: 
A primeira mulher na matemática. Disponível em: <http://clickeaprenda.uol.com.br/portal/mostrarConteudo.php?idPagina=22718>Acesso 07 de Mar 2013
Biografias Matemáticas. Disponível em: <http://www.somatematica.com.br/biografias.php> Acesso 05 de MAr 2013

2 comentários:

  1. Não tem nenhuma conta metamatemática de Hipatia registrado, tenho um trabalho para fazer que pede dois exemplos de conta e como aplica as contribuições dela, mas não acho em lugar nenhum. Será que alguém poderia me ajudar?

    ResponderExcluir