quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Dicas de estudo online - Enem

O ENEM ESTÁ CHEGANDO...
(dias 8 e 9 de novembro)

 Assim, o site educar para crescer divulgou uma lista de sites interessantes que te ajuda na hora dos estudos e preparo para o Enem e por tabela para o vestibular de outras instituições.




Sites gratuitos ajudam a estudar para o Enem

Jogos, videoaulas e testes online são algumas ferramentas interativas para turbinar os estudos

Conforme ressaltado na matéria estes sites abordam o conteúdo de uma maneira diferente trabalhando de forma criativa e interativa conteúdos e temas por meio de jogos, apresentam videoaulas, tem testes online tudo para incrementar e turbinar seus estudos. E o melhor de tudo, de graça. 

"Para quem procura uma alternativa para os livros na hora de estudar para o exame, a internet pode ser um ótima alternativa. Existem vários sites que disponibilizam ferramentas interativas para ajudar o aluno a aprender todo o conteúdo para o Enem. Videoaulas para quem está estudando sozinho, testes online para conferir o desempenho na hora, jogos que tornam o aprendizado mais divertido ou mesmo calendário e planos de estudos são algumas das ferramentas que podem ser encontradas na rede."

O Educar pra Crescer selecionou algumas delas:
Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Guia do Estudante
2. Aulalivre.net
3. Mande bem no Enem
4. Geekie Games
5. Portal FGV Ensino Médio Digital
6. Envest
7. Banco de provas do INEP (provas do ENEM)

 Disponível em Educar para crescer por Stephanie Kim Abe

Quer saber mais sobre cada um dos sites acima

>>>> clique ai em baixo e continue lendo 

1. Guia do Estudante
Mais voltado para informar sobre as principais notícias sobre o Enem, como a divulgação do Guia do Participante com orientações para a redação desse ano, o portal também sugere temas de redação, divulga datas de simulados e cria joguinhos com conteúdos da prova.

O mais legal: propõe um calendário de estudos mensal para ajudar o estudante a separar as matérias para estudar até dia do Enem.

Link: http://guiadoestudante.abril.com.br/enem/ 
 
2. Aulalivre.net
Cada uma das videoaulas é acompanhada de uma apostila em PDF, que explica o conteúdo e possui cinco exercícios-teste. Também disponibiliza os slides usados no vídeo para download e tem cinco questões em formato teste online. Entre os conteúdos extras, há aulas com links para podcasts divertidos - como o sobre Napoleão, na disciplina de História.

O site foca, porém, tanto no Enem quanto no Vestibular - daí ser dividido em 11 matérias (Física, Quimica, Biologia, Matemática, Português, Redação, Inglês, Espanhol, Geografia, História, Literatura) em vez das quatro áreas de conhecimento características do Exame.

O mais legal: indica livros que os alunos podem consultar caso queiram se aprofundar mais no tema da disciplina.

Link: http://www.aulalivre.net/ 
 
3. Mande bem no Enem
 Além de 42 vídeoaulas, divididas em cinco áreas de conhecimento (Natureza, Números Cultura, Comunicação e Letras), utiliza músicas e textos complementares para explicar as matérias. Todos os vídeos incluem um teste online de 10 questões e um glossário, em que os principais conceitos são explicados em poucas palavras.

Prepare-se para gastar um tempinho fazendo o cadastro, já que é obrigatório preencher informações socioeconômicas e sobre horários de estudos antes de acessar todo o conteúdo.

O mais legal: na área de conteúdo extra, jogos interativos fazem com que o conteúdo seja assimilado de forma mais divertida - há alguns que podem até ser jogados em dupla.

Link: http://www.mandebemnoenem.com/
 
4. Geekie Games
 Essa ferramenta oferece um plano de estudos personalizado. O aluno começa fazendo um teste com 36 perguntas para identificar os pontos em que tem mais dificuldade e em quais já está craque. A partir desse feedback (muito bem detalhado, com ranking da posição do estudante e média de sua nota comparada com a do Enem do ano passado de escolas pública e privada), a plataforma direciona textos, vídeos e exercícios para o aluno focar no aprendizado das dificuldades identificadas no teste inicial.

O passo a passo dessas "missões" segue a linha "Aprenda - Construa - Pratique" até levar o aluno a refazer o teste, dividido nas quatro áreas de conhecimento do Enem: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Assim, é possível ver a evolução dos estudos e conferir o quanto progrediu até o dia da prova oficial.

O mais legal: tem um ranking de todos os alunos participantes e os 10 primeiros colocados em cada categoria se tornarão Embaixadores Geekie, sendo premiados com a possibilidade de conhecer a empresa Geekie e ser pré-aprovado no programa de formação Laboratório Estudar. Fique atento ao cronograma da ferramenta: é preciso fazer os testes iniciais até o dia 9 de outubro para concorrer à premiação.

Link: http://www.geekiegames.com.br/aluno/
 
5. Portal FGV Ensino Médio Digital
O conteúdo é separado nas quatro áreas de conhecimento do Enem (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática) e o portal possui testes e simulados online de 15 questões cada. Os resultados e histórico dos testes ficam disponíveis, além de um ranking dos alunos participantes.

As videoaulas são produzidas em desenho animado, mas apesar de engraçadinhas e criativas (as aulas de Biologia são dadas por um Darwin de careca e barba branca e as de Química por Lavoisier) pecam pela demora e falta de interatividade, já que não é um professor quem explica.
O mais legal: leva em consideração o tempo nos simulados e testes, proporcionalmente ao tempo destinado a cada prova no Enem. Link: http://ensinomediodigital.fgv.br/ 
 
6. Envest
 Aqui o conteúdo é organizado pensando em um plano de estudos, dos tópicos mais simples para os mais complexos. Há videoaulas e também exercicíos online, que podem ser feitos e acessados sem necessidade de cadastro prévio. Cada aluno ainda tem direito a assistir 10 aulas online ao vivo por mês.

O mais legal: em cada disciplina há um gráfico que mostra os assuntos da matéria com maior incidência no Enem desde 2010, o que dá ideia de quanto aquele tema foi abordado nas provas dos anos seguintes.

Link: http://www.envest.com.br/
 
7. Banco de provas do INEP (provas do ENEM)

No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pela aplicação do Enem, é possível encontrar toda a informação oficial sobre a prova.

O mais legal: estão disponíveis para download todas as provas do Enem, de 1998 a 2011, além de seus respectivos gabaritos.

Link: http://inep.gov.br/web/enem/edicoes-anteriores/provas-e-gabaritos

Nenhum comentário:

Postar um comentário