domingo, 12 de outubro de 2014

Lista de exercícios - Estatística 3° Ano - Leitura de gráficos e porcentagem


Cálculos percentuais no cotidiano
Cálculos percentuais no cotidiano
Estatística 3° Ano 
Leitura de gráficos e porcentagem

A percentagem ou porcentagem (do latim per centum, significando "por cento", "a cada centena") é uma medida de razão com base 100 (cem). A porcentagem é de grande utilidade no mercado financeiro, pois é utilizada para capitalizar empréstimos e aplicações, expressar índices inflacionários e deflacionários, descontos, aumentos, taxas de juros, entre outros.
Abaixo segue uma lista de exercícios envolvendo a leitura de gráficos e em alguns exigem o calculo de porcentagem já que no campo da Estatística possui participação ativa na apresentação de dados comparativos e organizacionais.


3o Ano - lista de exercícios
Leitura de gráficos e porcentagem
ATIVIDADES PROFESSOR GLEIDSTON

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1 – As projeções para o futuro em relação à água e a escassez, devido a vários fatores como, por exemplo, o desperdício, a poluição, a impermeabilização do solo pelo asfalto e pelo cimento, que dificultam a infiltração da água da chuva e acabam impedindo a recarga de lençóis freáticos etc.
Uma das maneiras de evitar a escassez da água é racionalizar o seu uso, evitando o desperdício do dia a dia, economizando hoje para não faltar amanhã, garantindo assim o hoje e o amanhã das gerações futuras. Observe o gráfico e responda:
 a) Qual o setor que apresenta maior consumo diário de água por família?
b) Construa um gráfico de barras horizontais para representar as informações contidas no gráfico de setores

2 – Apesar de parecer abundante, a quantidade de água doce existente no planeta é relativamente pequena. Para se ter ideia, a água dos lagos e rios representam 0,3% do total de água doce. Observe nos gráficos as informações em relação à água.


a) Do total de água do planeta, calcule quantos por cento, aproximadamente, são de água subterrâneas e de águas de geleiras? (porcentagem de porcentagem)
           
3 – Seja por aspectos ambientais, sociais ou econômicos, reciclar latas de alumínio tornou-se um hábito brasileiro dando a nosso país a liderança mundial nesse tipo de reciclagem. Hoje, mais de 160 mil pessoas dependem diretamente da reciclagem de latas de alumínio.


Em relação ao gráfico, responda às perguntas e façam o que se pede.

a) Todos os países apresentados tiveram aumento no índice de reciclagem em 2007 em  relação a 1998? Justifique.
b) Em que ano o Brasil passou a reciclar, percentualmente, mais latas de alumínio que o Japão?
c) Sabendo que em 2007 o Brasil reciclou cerca de 160,6 mil toneladas de latas de alumínio, correspondente a 96,5% da produção, calcule quantas toneladas foram produzidas no país nesse ano.
d) Em qual ano o Brasil ultrapassou a marca de 80% de latas recicladas?
e) Qual foi o país em que ocorreu a mair variação da porcentagem de latas recicladas?

4 –  (UFMG - MG)  Este gráfico representa o resultado de uma pesquisa realizada com 1000 famílias com filhos em idade escolar:


Considere estas afirmativas referentes às famílias pesquisadas

I.    O pai participa da renda familiar em mais de 850 dessas famílias.
II.   O pai e a mãe, juntos, sem outros participam da renda familiar em menos de 500 dessas famílias.

É correto afirmar que:

a) Apenas a afirmativa I é verdadeira             b) Apenas a afirmativa II é verdadeira
c) Nenhuma das afirmativas é verdadeira     d) Ambas afirmativas são verdadeiras
     

5 – Em um telejornal, o apresentador mostrou o gráfico abaixo e comentou:

“No gráfico podemos notar que, de 2009 para 2010, houve um grande aumento na quantidade de vítimas de atropelamento em nossa cidade”
A afirmação feita pelo apresentador em relação aos dados do gráfico lhe parece razoável? 
Justifique sua resposta


6 - (Enem, com adaptação) A violência é assunto preocupante em muitas cidades do Brasil. Como medida de segurança em 2001 foi adotado uma medida: estabelecer um horário de atendimento dos caixas eletrônicos, encerrando às 22hs. O gráfico ao lado compara a queda do número de sequestros relâmpagos na cidade de São Paulo, causada pelo fechamento dos caixas eletrônicos em horário crítico, durante o ano de 2001. Calcule a redução percentual (a taxa de variação) e marque a alternativa CORRETA.                

                                                                                                (Fonte: O Estado de S. Paulo, 14/8/2001)

a) 40,8%                   b) 46,19%                    c) 50,6%                     d) 53,8%                   

7 - (ENEM / 2009) Considere que as médias finais dos alunos de um curso foram representadas no gráfico a seguir. Sabendo que a média para aprovação nesse curso era maior ou igual a 6,0, qual foi porcentagem de alunos aprovados?

     a) 21%               b) 36%                  c) 50%                 d) 72%

8 – Leia as informações e responda o que se pede
a) Em 1973, qual era a fonte de energia mais utilizada no Brasil? E em 2008?

b) O petróleo é um exemplo de energia não-renovável, pois as reservas que existem em nosso planeta demoram milhões de anos para se formar, enquanto que seu uso é muito mais acelerado. No caso da energia renovável, um exemplo é a biomasssa, que resulta na queima de matéria orgânica ou óleos e gases cuja origem vem da fermentação ou da decomposição. Além desses exemplos, cite outros exemplos de energia não renováveis e renováveis



9 – O Brasil a cada ano compra mais motos. Reflexo disso é o aumento significativo na produção de motos no Brasil nos últimos anos.

Com base no gráfico, responda aos itens a seguir
a) Quantas motos foram produzidas no Brasil em 1995?
b)  De quantas motos foi o aumento da produção brasileira de 1989 a 2009? Que porcentagem esse aumento representa?
c) Em que ano a produção de motos no Brasil ultrapassou 1 milhão de unidades?
d) Em quais anos a produção de motos no Brasil diminuiu em relação ao ano anterior?


2 comentários:

  1. Exercícios ótimos, porém o professor nunca deixa o gabarito para conferirmos. Ele acha que todo mundo é aluno dele, só pode ser isso.

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