Teste Vocacional - Escolher uma profissão
Está na dúvida, com medo e muita incerteza na escolha de uma profissão ou uma carreira a seguir?? Isto é super normal. Tomar um grande passo assim gera esse turbilhão de sentimentos. Algumas pessoas tem a ecolha e uma vocação clara e fica fácil decidir, mas a maioria absoluta se sente perdida quando vai escolher uma profissão, um curso de graduação ou uma carreira a seguir.
O que pode ser feito ? O segredo é se conhecer.
Existem diversos testes que auxilia nesta busca ao autoconhecimento e na tomada de decisão na hora de escolher uma profissão e uma carreira a seguir.
Estes testes, o teste vocacional, são elaborados por psicólogos e profissionais especializados em emprego e carreira, visa identificar o perfil psicológico e elaborar uma lista com as profissões mais adequadas.
No site, Educar para crescer, tem um teste muito legal
TESTE - Dúvidas com a escolha da profissão?
Responda a este teste elaborado com a consultoria do psicólogo Paulo Camargo, especializado em orientação vocacional, e descubra sua área de maior interesse
Eu fiz o teste, achei legal....
Apesar de ser professor e trabalhar com matemática (área das exatas) o meu teste deu que minha área de atuação seria humanas. Tá bom! Realmente alguns aspectos do teste condizem com minha personalidade, mas vale a pena ressaltar que estes testes são subjetivos e dependem do seu momento atual.
Veja ai meu resultado e faça você também seu teste e comente aí.
No siti Educar para crescer, no texto de Juliana Bernardino é apresentado
Como escolher a profissão certa? Especialistas mostram como os vestibulandos devem agir na hora de escolher a futura profissão
Vestibular, carreira, profissão, sonho, vocação, metas, aptidão, futuro, realização pessoal... na mente do jovem vestibulando, essas palavras transitam em ritmo frenético, consequência da infalível pergunta que todos fazem ao final do Ensino Médio: que profissão escolher?É raro um estudante que passa ileso por esse questionamento. Em geral, ansiedade, angústias e incertezas marcam o período, o que, na visão de especialistas, nem sempre é prejudicial. "Uma dose de ansiedade pode ser benéfica, uma vez que leva o aluno a se dedicar mais inteiramente ao processo de escolha.
- 1. Identificar a área de interesse na escola
- 2. Conhecer-se com profundidade
- 3. Informar-se!
- 4. Conversar com a família
- 5. Procurar profissionais do mercado
- 6. Visitar universidades
- 7. Diferenciar profissão e carreira
- 8. Projetar-se no futuro
- 9. Evitar idealizações
- 10. Identificar seus pontos fortes e fracos
- 11. Procurar um orientador vocacional
- 12. Escolher com calma
Nenhum comentário:
Postar um comentário