Cálculos percentuais no cotidiano
Leitura de gráficos e porcentagem
A percentagem ou porcentagem (do latim per centum, significando "por cento", "a cada centena") é uma medida de razão com base 100 (cem). A porcentagem é de grande utilidade no
mercado financeiro, pois é utilizada para capitalizar empréstimos e
aplicações, expressar índices inflacionários e deflacionários,
descontos, aumentos, taxas de juros, entre outros.
Abaixo segue uma lista de exercícios envolvendo a leitura de gráficos e em alguns exigem o calculo de porcentagem já que no campo da Estatística possui participação ativa na apresentação de dados comparativos e organizacionais.
Abaixo segue uma lista de exercícios envolvendo a leitura de gráficos e em alguns exigem o calculo de porcentagem já que no campo da Estatística possui participação ativa na apresentação de dados comparativos e organizacionais.
3o Ano - lista de exercícios
Leitura de gráficos e porcentagem
ATIVIDADES PROFESSOR GLEIDSTON
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1 – As projeções para
o futuro em relação à água e a escassez, devido a vários fatores como, por
exemplo, o desperdício, a poluição, a impermeabilização do solo pelo asfalto e
pelo cimento, que dificultam a infiltração da água da chuva e acabam impedindo
a recarga de lençóis freáticos etc.
Uma das maneiras de
evitar a escassez da água é racionalizar o seu uso, evitando o desperdício do
dia a dia, economizando hoje para não faltar amanhã, garantindo assim o hoje e
o amanhã das gerações futuras. Observe o gráfico e responda:
a) Qual o setor que apresenta maior consumo
diário de água por família?
b) Construa um gráfico de barras horizontais
para representar as informações contidas no gráfico de setores
2 – Apesar de parecer
abundante, a quantidade de água doce existente no planeta é relativamente
pequena. Para se ter ideia, a água dos lagos e rios representam 0,3% do total
de água doce. Observe nos gráficos as informações em relação à água.
a) Do total de água
do planeta, calcule quantos por cento, aproximadamente, são de água
subterrâneas e de águas de geleiras? (porcentagem de porcentagem)
3 – Seja por aspectos
ambientais, sociais ou econômicos, reciclar latas de alumínio tornou-se um
hábito brasileiro dando a nosso país a liderança mundial nesse tipo de
reciclagem. Hoje, mais de 160 mil pessoas dependem diretamente da reciclagem de
latas de alumínio.
Em relação ao gráfico, responda às perguntas
e façam o que se pede.
a) Todos os países apresentados tiveram
aumento no índice de reciclagem em 2007 em
relação a 1998? Justifique.
b) Em que ano o Brasil passou a reciclar,
percentualmente, mais latas de alumínio que o Japão?
c) Sabendo que em 2007 o Brasil reciclou
cerca de 160,6 mil toneladas de latas de alumínio, correspondente a 96,5% da
produção, calcule quantas toneladas foram produzidas no país nesse ano.
d) Em qual ano o Brasil ultrapassou a marca
de 80% de latas recicladas?
e) Qual foi o país em que ocorreu a mair
variação da porcentagem de latas recicladas?
4 – (UFMG - MG)
Este gráfico representa o resultado de uma pesquisa realizada com 1000
famílias com filhos em idade escolar:
Considere estas
afirmativas referentes às famílias pesquisadas
I.
O
pai participa da renda familiar em mais de 850 dessas famílias.
II.
O
pai e a mãe, juntos, sem outros participam da renda familiar em menos de 500
dessas famílias.
É
correto afirmar que:
a) Apenas
a afirmativa I é verdadeira b)
Apenas a afirmativa II é verdadeira
c) Nenhuma
das afirmativas é verdadeira d) Ambas
afirmativas são verdadeiras
“No gráfico podemos notar que, de 2009 para
2010, houve um grande aumento na quantidade de vítimas de atropelamento em
nossa cidade”
A afirmação feita pelo apresentador em
relação aos dados do gráfico lhe parece razoável?
Justifique sua resposta
6 -
(Enem, com adaptação) A violência é assunto preocupante em muitas cidades do
Brasil. Como medida de segurança em 2001 foi adotado uma medida: estabelecer um
horário de atendimento dos caixas eletrônicos, encerrando às 22hs. O gráfico ao
lado compara a queda do número de sequestros relâmpagos na cidade de São Paulo,
causada pelo fechamento dos caixas eletrônicos em horário crítico, durante o
ano de 2001. Calcule a redução percentual (a taxa de variação) e marque a
alternativa CORRETA.
(Fonte: O Estado de S. Paulo, 14/8/2001)
a)
40,8% b) 46,19% c) 50,6% d) 53,8%
7 - (ENEM /
2009) Considere que as médias finais dos alunos de um curso foram representadas
no gráfico a seguir. Sabendo que a média para aprovação nesse curso era maior
ou igual a 6,0, qual foi porcentagem de alunos aprovados?
a) 21% b) 36% c) 50% d) 72%
8 – Leia as informações e responda o que se
pede
a) Em 1973, qual era
a fonte de energia mais utilizada no Brasil? E em 2008?
b) O petróleo é um exemplo de energia
não-renovável, pois as reservas que existem em nosso planeta demoram milhões de
anos para se formar, enquanto que seu uso é muito mais acelerado. No caso da
energia renovável, um exemplo é a biomasssa, que resulta na queima de matéria orgânica
ou óleos e gases cuja origem vem da fermentação ou da decomposição. Além desses
exemplos, cite outros exemplos de energia não renováveis e renováveis
9 – O Brasil a cada ano compra mais motos.
Reflexo disso é o aumento significativo na produção de motos no Brasil nos
últimos anos.
Com base no gráfico, responda aos itens a
seguir
a) Quantas motos foram produzidas no Brasil em
1995?
b) De
quantas motos foi o aumento da produção brasileira de 1989 a 2009? Que
porcentagem esse aumento representa?
c) Em que ano a produção de motos no Brasil
ultrapassou 1 milhão de unidades?
d) Em quais anos a produção de motos no
Brasil diminuiu em relação ao ano anterior?
n vê as respostas
ResponderExcluirExercícios ótimos, porém o professor nunca deixa o gabarito para conferirmos. Ele acha que todo mundo é aluno dele, só pode ser isso.
ResponderExcluirMatemática para todos e gabarito para poucos. kkk
ResponderExcluirRespondi pensando que havia gabarito.
Puxa vida! Sem gabarito!! Eu fiz as questões mas como posso saber se estou correta?!?!
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