quinta-feira, 19 de setembro de 2024

ATIVIDADE - Porcentagem

PORCENTAGEM 

OBJETO DE CONHECIMENTO: Resolver problema que envolva porcentagem, calcular a porcentagem que representa a parte do todo, resolver problema que envolva porcentagem ligada à ideia de acréscimo ou desconto.

PORCENTAGEM. Porcentagem é usada para calcular descontos, acréscimo de preços, lucros, etc. É uma fração em que o denominador é igual a 100. O símbolo para representar uma porcentagem é % e vem precedido por um número.

Exemplo: 𝟏𝟐% (leia-se: doze por cento) equivale a fração 𝟏𝟐 /𝟏𝟎𝟎.



O nome PORCENTAGEM quer dizer por cento, ou seja, uma razão de base 100. É frequentemente utilizado para cálculos de transações comerciais, entre outros. Essas razões com denominadores 100 são chamadas de razões centesimais, taxas percentuais ou, simplesmente, porcentagens.

Quer saber mais e ver a ATIVIDADE? clique abaixo

No nosso dia a dia, sempre vimos nos telejornais, notícias que utilizam a porcentagem, como por exemplo: “O preço do gás de cozinha aumentou 10%”. Dessa forma, se o gás de cozinha custa 60,00 reais e irá sofrer um reajuste (aumento) de 10%, na matemática escreveremos assim:



Ou seja, o gás de cozinha sofrerá um aumento de R$ 6,00.

Existem três formas de representarmos uma porcentagem: na forma percentual, forma fracionária ou forma decimal. Observe os exemplos na tabela a seguir:

Usamos a porcentagem quando queremos expressar alguma quantidade como a porcentagem de um valor.

Veja um exemplo: Digamos que você se interessa em um produto em uma loja virtual com desconto de 10%. Seu custo inicial era de R$ 72,00. Esse desconto de 10% corresponde à divisão do preço inicial por 100, tomando 10 partes:

O desconto será de 𝑅$7,20. E o preço final 𝑅$ 64,80 (72,00 – 7,20)

Entender porcentagem é fundamental para o dia a dia. São problemas como esse que nos deparamos e percebemos que a porcentagem é muito importante em nossa vida.

ATIVIDADES:

Resolva as atividades a seguir em seu caderno.

1. Conforme o modelo coloque a porcentagem na forma fracionária e na forma decimal

2 . coloque as frações na forma percentual, observe o exemplo


a) Coloque 5⁄4 na forma percentual.

b) Coloque 3⁄4 na forma percentual.

c) Coloque 7⁄5 na forma percentual.

d) Coloque 3⁄10 na forma percentual.

e) Coloque 1⁄2 na forma percentual.

 

3. Com base no exemplo abaixo realize as operações de porcentagem 


a) Calcule 10% de 200

b) Calcule 10% de 500

c) Calcule 20% de 500

d) Calcule 25% de 200

e) Calcule 25% de 400

f) Calcule 30% de 200

g) Calcule 40% de 200

h) Calcule 50% de 500

i) Calcule 50% de 600


OBJETO DE CONHECIMENTO: Resolver problema que envolva porcentagem, calcular a porcentagem que representa a parte do todo, resolver problema que envolva porcentagem ligada à ideia de acréscimo ou desconto



4. Uma loja vendia um celular por R$ 1.000,00. No dia das mães, a loja anunciou uma promoção oferecendo 30% de desconto em todos os produtos do estoque. Qual o preço final do celular depois do desconto?

 

5. Um artigo esportivo que custava R$ 180,00, teve um aumento de 20%. Qual o preço do artigo após esse aumento?

 

6. Ao comprar um tablet que custava 𝑅$ 1.500,00 obtive um desconto de 20%. Qual o valor do desconto obtido? Quanto paguei pelo tablet?

 


7. Devido a alta do dólar um jogo de Xbox que custava R$ 240,00, teve um aumento de 30%. Qual foi o valor do aumento? Qual o preço desse jogo após esse aumento?

 

8. Ao comprar um celular que custava 𝑅$ 1.500,00 obtive um desconto de 12%. Quanto paguei pelo celular? Qual o valor do desconto obtido?

 

9.Dos 28 bombons que estavam em uma caixa, já comi 75%. Quantos bombons ainda restam nessa caixa?

 

10. O salário de Ricardo era de 1000 reais sofreu um reajuste em duas etapas, 10% em agosto e 20% setembro. Qual foi o Salário de Ricardo em agosto e em setembro?

 

11. Pedro pagou 𝑅$ 137,50 pelo almoço com sua família em um restaurante. Sabendo que nesse valor estão inclusos 10% referentes à taxa de serviços, quantos reais ele pagaria, caso o restaurante não cobrasse essa taxa? .

 

12. A tarifa de ônibus em certo município, era de 𝑅$ 3,00, sofreu dois acréscimos, um de 5% no mês de agosto, e outro de 8% em janeiro do ano seguinte. Qual o valor da tarifa após os aumentos? .

a) ( ) R$ 3,10

b) ( ) R$ 3,20

c) ( ) R$ 3,40

d) ( ) R$ 3,50

 

13 . O aluguel de um carro passou de 𝑅$ 430,00 para 𝑅$ 516,00. Quanto em reais foi o aumento e tente descobrir Qual foi a porcentagem de aumento no aluguel?

 

14. Uma geladeira foi comprada a prazo, pagando-se 𝑅$ 2.204,00 por ela. Se a compra tivesse sido à vista, a geladeira teria saído por 𝑅$ 1.972,00. Neste caso, quanto em reais foi o desconto a vista e tente descobrir qual teria sido o desconto obtido por quem pagou a vista?

 

15.<<< RACHA A CUCA >>> Veja os indicadores com o número de vítimas fatais no trânsito de uma grande cidade em 2017. Os dados estão distribuídos por quatro faixas etárias e por três categorias de locomoção dessas vítimas: pedestres, ciclistas e motociclistas, conforme gráfico a seguir.



a) responda quantas pessoas participaram dessa pesquisa no total?

b) quantas pessoas andam de bicicleta e tem menos de 30 anos?

c) Nesse ano, a porcentagem de vítimas fatais que se deslocavam de bicicleta e tinham menos de 30 anos, em relação ao total de vítimas das quatro faixas etárias e das três categorias de locomoção, foi de

I. ( ) 15,6%.

II. ( ) 21,6%.

III. ( ) 30%.

IV. ( ) 12,5%


Nenhum comentário:

Postar um comentário