sexta-feira, 2 de agosto de 2013

2o Ano: Afinal, o que é análise combinatória?! : )




ANÁLISE COMBINATÓRIA
 

Princípios e exercícios sobre análise combinatória.Foi a necessidade de calcular o número de possibilidades existentes nos chamados jogos de azar que levou ao desenvolvimento da Análise Combinatória. Esses estudos foram iniciados já no século XVI, pelo matemático italiano Niccollo Fontana (1500-1557), conhecido como Tartaglia. Depois vieram os franceses Pierre de Fermat (1601-1665) e Blaise Pascal (1623-1662).

A Análise combinatória é um estudo realizado na matemática e na lógica, responsável pela análise das possibilidades e das combinações, assim, visa desenvolver métodos que permitam contar - de uma forma indireta - o número de elementos de um conjunto, estando esses elementos agrupados sob certas condições. Temos que a analise combinatória trata de problemas e métodos que envolve contagem, agrupamentos e organização.
 
Observe alguns exemplos de problemas que são resolvidos utilizando análise combinatória:

  • Se quiser saber quantos números de quatro algarismos são formados com os algarismos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 9, é preciso aplicar as propriedades da análise combinatória.
  • Saber, por exemplo, quantas placas de carro são possíveis de existir no sistema atual de placas brasileiro (3 letras e 4 algarismos).

  • Sabendo que um homem possui cinco camisas, quatro calças, três paletós e dois pares de sapatos. Conhecer de quantos modos diferentes ele pode se vestir? Para saber essas combinações é necessário utilizar as propriedades da análise combinatória.

Para efetuar os cálculos desses problemas, devemos estudar algumas propriedades da análise combinatória:

- Princípio fundamental da contagem
- Fatorial
- Arranjos simples
- Permutação simples
- Combinação
- Permutação com elementos repetidos

Analise combinatória é uma matéria bastante cobrada em vestibulares e concursos públicos, pois envolve um pensamento mais abstrato, pois na maioria das vezes não enxergamos todas as possibilidades.

Quer saber mais? Clique nos links e bons estudos.
Fonte: Brasil Escola e Algo Sobre

Nenhum comentário:

Postar um comentário