sexta-feira, 30 de agosto de 2013

2o Ano - Noturno - lista de exercícios: Combinação Simples

2o ANO - NOTURNO - Lista de exercícios: Combinação Simples
ATIVIDADES PROFESSOR GLEIDSTON

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COMBINAÇÃO SIMPLES

1 – Calcule: (Treinando o uso da fórmula) 

a) C8,3 =       b) C9,4 =      c) C13,5 =    d) C23,21

e) C45,44 =    f) C6,0 =       g) C5,3 =      h) C20,18 =      

2 – Calcule:  
 
a) C7,3 . C10,2 =         b) C6,2 . C8,3 =         c) C12,4 / C9,2 =



PROBLEMAS DE APLICAÇÃO
 


 1- Quantas grupos de 3 alunos podem ser formados com 20 alunos.

2- Quantas comissões de 3 pessoas podem ser formadas em uma turma de 32 alunos?

3- Quantas equipes diferentes com 5 integrantes podemos ter com 10 pessoas à disposição?



4 – Numa prova com 10 questões, o alunos deve resolver apenas 6. De quantas maneiras diferentes ele poderá escolher essas 6 questões?

5 - Para preparar uma prova, um professor tem à sua disposição 20 questões. Se a prova deve ser composta de 17 dessas questões, determine a quantidade de provas distintas que podem ser preparadas.

6 - De quantas maneiras pudemos extrair 4 cartas de um baralho de 52 cartas?

7 –Em certo tipo de loteria, o apostador deve marcar 6 números dentre os 60 disponíveis. Quantas apostas distintas podem ser feitas?

8 – Arthur e sua esposa desejam fazer uma viagem a três estados da região nordeste do Brasil. Sabendo que essa região tem 9 estados, quantas possibilidades eles tem para escolher os estados que vão visitar?

9 – Fazendo a mala para viajar à praia, Arthur deve escolher 4 entre 10 bermudas que possui. Quantas possibilidades ao todo ele tem para escolher as bermudas?

EXPRESSÕES ALGÉBRICAS

1 – Determine o valor de n em: 

a) Cn,2 = 91       b) Cn-3,2 = 15      c) Cn+3,2 = 15   d) Cn+1,4 = 7      e) Cn-1,2 = 2      

2- Uma empresa tem n vendedores que, com exceção de dois deles, podem ser promovidos a duas vagas de gerente de vendas. Se há 105 possibilidades de efetuar essa promoção, então determine o valor de n.

PROPRIEDADE DAS COMBINAÇÕES

1 – Determine o valor de x em:   

a) C20,2x = C20,x+1          b) C30,2x = C30,x+6         c) Cx,24 = Cx,6 
        
2Determine o valor de n, para que o número de combinações de n elementos tomados dois a dois seja igual ao número de combinações de n elementos tomados quatro a quatro.

3 – Se Cn,9 = Cn,8 , calcule Cn,17                 

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