terça-feira, 27 de agosto de 2013

Matemático do mês de agosto: JONH NASH



MATEMÁTICO DO MÊS: AGOSTO
JONH NASH
Uma mente brilhante...
... o cara da Teoria dos jogos.

John Forbes Nash Jr. (Bluefield, Virginia Ocidental, EUA em 13 de junho de 1928) é um matemático norte-americano; é um matemático prolífico e de pensamento não convencional, que consegue sucesso em várias áreas da matemática e uma carreira acadêmica respeitável. 
Nash trabalhou com teoria dos jogos, geometria diferencial e equações diferenciais parciais. Após resolver, na década de 1950, um problema relacionado à Teoria dos jogos, que lhe rendeu um prêmio: Jonh Nash compartilhou o Prêmio de Ciências Econômicas de 1994 com Reinhard Selten e John Harsanyi.

Nash também ficou conhecido mundialmente por ter tido sua vida retratada no filme Uma Mente Brilhante, vencedor de 4 Óscars (indicado para 8), baseado no livro-biográfico com o mesmo nome, que apresentou seu gênio para a matemática e sua luta contra a esquizofrenia.


Quer saber mais sobre essa mente brilhante e o que ele fez???
>>>>CLIQUE AI CONTINUE LENDO
  • Jonh Nah trabalhou e desenvolveu o Equilíbrio de Nash, que em resumo representa uma situação em que, em um jogo envolvendo dois ou mais jogadores, nenhum jogador tem a ganhar mudando sua estratégia unilateralmente. 
  • Obteve um doutorado com uma tese sobre os jogos não-cooperativos.
  • A tese continha definições e propriedades daquilo que, mais tarde, seria chamado de Equílibrio de Nash. 
  • Esses estudos levaram a três artigos: "Pontos de Equilíbrio em Jogos de N-Pessoas", "O Problema da Barganha" e "Jogos Cooperativos de Duas Pessoas".
  • Nash também desenvolveu um trabalho importante na geometria algébrica. 
  • Seu mais famoso trabalho tem relação com a matemática pura: o teorema do encaixe de Nash.

 Nash se casa com Alicia. Após ser chamado a fazer um trabalho em criptografia para o Governo dos Estados Unidos, Nash passa a ser atormentado por delírios e alucinações. Diagnosticado como esquizofrênico, e após várias internações, ele precisará usar de toda a sua racionalidade para distinguir o real do imaginário e voltar a ter uma vida normal assim como seus amigos. Nash se casa com Alicia. Após ser chamado a fazer um trabalho em criptografia para o Governo dos Estados Unidos, Nash passa a ser atormentado por delírios e alucinações. Diagnosticado como esquizofrênico, e após várias internações, ele precisará usar de toda a sua racionalidade para distinguir o real do imaginário e voltar a ter uma vida normal assim como seus amigos.
Teoria dos jogos é um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas onde jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno. Inicialmente desenvolvida como ferramenta para compreender comportamento econômico e depois usada para definir estratégias nucleares, a teoria dos jogos é hoje usada em diversos campos acadêmicos. A partir de 1970 a teoria dos jogos passou a ser aplicada ao estudo do comportamento animal, incluindo evolução das espécies por seleção natural. Devido a interesse em jogos como o dilema do prisioneiro iterado, no qual interesses próprios e racionais prejudicam a todos, a teoria dos jogos vem sendo aplicada nas ciências políticasciências militareséticaeconomiafilosofia, recentemente, no jornalismo, área que apresenta inúmeros e diversos jogos, tanto competitivos como cooperativos. Finalmente, a teoria dos jogos despertou a atenção da ciência da computação que a vem utilizando em avanços na inteligência artificial e cibernética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário