sábado, 3 de agosto de 2013

Introdução à Matemática Financeira.

3o Ano: Quer pagar quando?? Quer pagar quanto?? 
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Seja um cidadão consciente: Matemática financeira um passo para uma Educação financeira.




De uma forma simplificada, podemos dizer que a Matemática Financeira, é o ramo da Matemática Aplicada que estuda o comportamento do dinheiro no tempo. Assim, busca quantificar as transações que ocorrem no universo financeiro levando em conta a variável tempo, ou seja o valor monetário no tempo.
 
Logo, podemos considerar e afirmar que a Matemática Financeira possui diversas aplicações no atual sistema econômico. Algumas situações estão presentes no cotidiano das pessoas, como:
  • financiamentos de casa e carros, realizações de empréstimos;
  •  compras a crediário ou com cartão de crédito;
  • aplicações financeiras, investimentos em bolsas de valores, entre outras situações. 
Todas as movimentações financeiras são baseadas na estipulação prévia de taxas de juros. Ao realizarmos um empréstimo a forma de pagamento é feita através de prestações mensais acrescidas de juros, isto é, o valor de quitação do empréstimo é superior ao valor inicial do empréstimo. A essa diferença damos o nome de juros.

Mas, afinal, o que é Juros?

Podemos definir juros como o rendimento de uma aplicação financeira, valor referente ao atraso no pagamento de uma prestação ou a quantia paga pelo empréstimo de um capital. Atualmente, o sistema financeiro utiliza o regime de juros compostos, por ser mais lucrativo. Os juros simples eram utilizados nas situações de curto prazo, hoje não utilizamos a capitalização baseada no regime simples.

Pretendemos entender um pouco mais como funcionava a capitalização no sistema de juros simples e no sistema de juros composto, é só ficar atento as aulas e resolver as listas de exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário